Notícias
Evento Internacional
Servidor do LAPOC/ CNEN representa o Brasil em evento técnico na Argentina
No mês de março de 2025, o servidor do LAPOC, Nivaldo Silva, esteve em Buenos Aires, na Argentina, entre os dias 16 e 20, como representante técnico do Brasil. Ele participou da Reunião Técnica sobre a Promoção da Harmonização Internacional para a Gestão de Radionuclídeos em Commodities/Bens de Consumo, organizada pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).
O evento reuniu representantes de diversos países da América Latina. Logo no primeiro dia, foram discutidas as ideias básicas sobre o tema. Nos dias seguintes, países membros como Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia, Peru, México, Costa Rica e Cuba apresentaram o que está sendo feito em cada nação com relação à gestão de radionuclídeos.
A reunião teve como principal objetivo o compartilhamento de informações entre os países participantes sobre a gestão de radionuclídeos em produtos de consumo. Além disso, a participação brasileira também atendeu ao que determina o § 3º do art. 32 da Portaria MCT nº 229/2009, que exige a apresentação de relatório técnico e a disseminação dos conhecimentos adquiri dos em missões oficiais no exterior. O encontro contou ainda com a presença de especialistas na área, que compartilharam suas experiências práticas e contribuições técnicas.
Durante o evento, Nivaldo Silva, ao lado de Mariza Franklin, do IRD, apresentou o papel da CNEN no Brasil, destacando a Norma 301, relacionada à gestão de produtos básicos. Ele também falou sobre o programa de monitoramento para produtos básicos, um dos pontos abordados pelo Brasil na reunião.
Para Nivaldo, representar o Brasil em uma reunião internacional promovi da pela AIEA é motivo de orgulho: "Esta participação demonstra o papel de destaque que o Brasil tem na América Latina. É uma excelente oportunidade para divulgar as ações que a CNEN vem empreendendo nesse tema, além de preparar o país para os desafios futuros".