Notícias
50 anos de LAPOC/CNEN
LAPOC/CNEN celebra 50 anos: legado científico e compromisso com a sociedade brasileira
Você já parou para pensar no que representam cinco décadas de história? São 50 anos, ou exatamente 18.262 dias de trabalho, desafios e conquistas. No dia 17 de dezembro de 2024, o Laboratório de Poços de Caldas (LAPOC) da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) completou este marco significativo. Uma data que merece ser celebrada e registrada com todo o peso que ela inspira.
Para marcar este momento especial, foi produzido um vídeo institucional. De maneira criativa e autêntica, o material resgata a trajetória do LAPOC/ CNEN, destacando sua importância como centro de referência em ciência nuclear no país. Mais do que uma produção audiovisual, trata-se de uma homenagem sincera à história construída ao longo de meio século.
A produção do vídeo só foi possível devido ao comprometimento dos colaboradores da unidade. Rodrigo Bonifácio, Daniela Rey Silva, Ricardo Alfenas e Humberto Rios se uniram em um esforço colaborativo para traduzir em vídeos o espírito do laboratório e todos os agentes públicos do LAPOC/ CNEN foram convidados a participar do projeto, o que gerou um produto de um esforço coletivo da equipe. O resultado é um retrato de uma instituição que alia excelência técnica e administrativa a um forte compromisso com a sociedade.
Humberto Rios, da equipe de Comunicação do LAPOC/CNEN, destaca que a produção foi feita com pessoas e recursos já disponíveis na instituição, sem qualquer custo adicional para os cofres públicos. Segundo ele, o sentimento ao concluir o trabalho é de orgulho e dever cumprido. “Conseguimos mostrar quem somos com verdade, autenticidade e respeito à nossa história”.
O LAPOC/CNEN, na figura de seu Coordenador Antonio Luiz Quinelato, também expressa um agrade cimento especial a todos os agentes públicos que contribuíram para essa trajetória. Técnicos, administrativos, bolsistas e terceirizados deixaram suas marcas em um legado construído com seriedade e competência. Ao longo desses 50 anos, a ciência sempre foi o eixo central das atividades da unidade, refletindo um compromisso inegociável com o desenvolvimento e o bem-estar da sociedade.
Celebrar os 50 anos da unidade é reconhecer a importância da ciência como motor de transformação e progresso. Que os próximos anos sejam de ainda mais avanços, inovação e serviços prestados com excelência ao Brasil e seu povo.