Notícias
Ciências
A Radiometria é o laboratório com maior efetividade e número de radionuclídeos analisados na intercomparação da PNI
O laboratório de Radiometria do LAPOC manteve, em mais uma rodada, a primeira colocação no Programa Nacional de Intercomparação (PNI) de Resultados de Análises de Amostras Ambientais para Determinação de Radionuclídeos, uma iniciativa promovida e coordenada pelo Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD/CNEN). Nesta edição de abril, participaram 21 laboratórios de todo o país.
Os Programas de Intercomparação, também conhecidos como ensaios de proficiência, consistem em estudos interlaboratoriais que servem como ferramentas de avaliação externa e demonstração da confiabilidade dos resultados analíticos de um laboratório. Amostras ambientais simuladas são contaminadas com quantidades conhecidas de radionuclídeos relevantes para a proteção radiológica e, posteriormente, enviadas aos laboratórios.
A unidade se destacou nos quesitos de maior efetividade e número de análises de radionuclídeos realizadas. Os servidores Marcelo Tarquinio Ferreira, Giovani Bergamini e Rita De Cássia Frizzo avaliaram as soluções das amostras contendo Gama em água, Rádio e Urânio em água, Chumbo em água, Estrôncio em água, Alfa e Beta total em água, Trítio em água e Tório em água.