Notícias
prêmios internacionais
Laboratório de Poços de Caldas (LAPOC) da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) conquista dois prêmios internacionais em 2023
O primeiro prêmio surgiu a partir do caso “Como os recursos digitais pré-existentes ou gratuitos contribuem para o Programa de Gestão do Conhecimento do LAPOC/CNEN”, que conquistou a Medalha de Prata no Intranet & Digital Workplace Awards, na categoria de Soluções Empresariais, Móveis e de Linha de Frente. Em 17 edições da premiação, que conta com casos privados e públicos de todo o globo, foi a primeira vez que uma organização brasileira foi premiada.
Por esse motivo, o LAPOC/ CNEN foi convidado para apresentá-lo no KM World 2023, em Washington, no dia 07 de novembro. O KM World é o maior evento de Gestão do Conhecimento do planeta, no qual o LAPOC/CNEN foi representado pela chefe da Seção Técnica da unidade e membro do Grupo de Trabalho em Gestão do Conhecimento do LAPOC, Daniela Rey Silva. Ela demonstrou para o público presente como o Laboratório vem tornando seu ambiente mais digital e mais amigável com o conhecimento, utilizando apenas recursos digitais já existentes ou disponíveis gratuitamente
Segundo Daniela Rey Silva, essa foi uma oportunidade para demonstrar como um trabalho realizado em equipe pode trazer excelentes resultados. “A oportunidade de ver o que os profissionais de Gestão do Conhecimento estão desenvolvendo e aplicando está sendo única. Além de aprender muito, foi possível perceber que o trabalho de Gestão do Conhecimento do LAPOC está alinhado com o mundo e se destacou como uma solução inovadora e prática”, acrescenta. Ainda no segundo semestre de 2023, LAPOC/CNEN recebeu um novo prêmio internacional, novamente concorrendo com empresas privadas e públicas de todo o mundo.
Desta vez, a unidade foi agraciada com o Prêmio Global de Inovação do Green Learning Awards 2023. Esta premiação é concedida a empresas que se destacam na Gestão do Conhecimento, reconhecendo as práticas mais inovadoras em retenção e transferência de conhecimentos tácitos, que são conhecimentos adquiridos pela experiência e prática, que são difíceis de serem expressos ou transmitidos.
O caso do LAPOC/CNEN retratou como a unidade, a despeito de sua grande carência de recursos, vem se esforçando para reter conhecimentos críticos e tácitos de seus profissionais mais experientes. Além do esforço de retenção de conhecimentos tácitos, há que se destacar o compartilhamento de conhecimentos (somente aqueles classificados como sem restrições de confidencialidade) no seu canal do YouTube, em seu website e em suas contas do Instagram e Facebook, o que amplia os impactos dos conhecimentos registrados na unidade. Segundo levantamento de dezembro de 2023, os conteúdos de conhecimento divulgados já alcançaram mais de 4.700 até o momento, quando consideradas suas visualizações internas e externas.
Essa retenção vem sendo feita com o uso de diferentes práticas/ferramentas de Gestão do Conhecimento, como a gravação de procedimentos técnicos e administrativos, sessões de transferência de conhecimento, entrevistas, relatório de legado, entre outras. Os produtos públicos desses trabalhos podem ser acessados nas mídias sociais da unidade
A Gestão do Conhecimento é um trabalho executado por todos servidores e colaboradores do LAPOC/ CNEN, sendo organizado e direcionado por um Grupo de Trabalho formado pelos servidores Carlos Soares dos Santos, Daniela Villa Flor Montes Rey Silva, Humberto Nicanor Rios Júnior e Ricardo Augusto da Silva Alfenas.
Em comunidade conjunto, o Grupo de Trabalho em Gestão do Conhecimento do LAPOC/CNEN afirma que “o reconhecimento na categoria global de inovação do Green Learning Awards tem uma grande simbologia para nosso trabalho, pois essa premiação é voltada para as melhores práticas em retenção de conhecimentos tácitos, que é um dos maiores objetivos da Gestão do Conhecimento do LAPOC/CNEN”. Para o Coordenador da unidade, Antônio Luiz Quinelato, “essa nova premiação contribui na consolidação do LAPOC/CNEN como referência nos cuidados com os conhecimentos técnico-científicos”.