Notícias
Novos diretores assumem os centros de pesquisa do IPEN
O Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN/CNEN) concluiu recentemente o processo de escolha dos gerentes dos seus onze centros de pesquisa para um novo período de dois anos de gestão. A seleção foi realizada a partir da submissão de propostas com planos de trabalho encaminhadas ao Conselho Técnico-Administrativo (CTA) do Instituto.
“Recebemos excelentes apresentações dos candidatos. Pela primeira vez, estamos adotando o modelo de gestão com mandato de dois anos, com o objetivo de ampliar as oportunidades para que outros servidores também possam exercer essa função no futuro”, afirmou a diretora-superintendente do IPEN, Isolda Costa, durante a cerimônia simbólica de posse dos novos gerentes, realizada na sede do Instituto em 31 de julho.
“Também promovemos ajustes na estrutura de alguns centros, que passam a contar com apenas um gerente adjunto. As exceções são no Centro de Radiofarmácia e no Centro do Reator de Pesquisas que permanecerão com dois gerentes por envolverem operações de maior complexidade”, completou. No caso do reator, o centro passará a ser responsável pelos dois equipamentos do Instituto: o MB-01 e o IEA-R1.
Nesta eleição, assumiram como gerentes pela primeira vez os seguintes pesquisadores: Roberto Navarro, agora responsável pelo Centro de Engenharia Nuclear; Carmen Bueno, que assumiu a gerência do Centro de Tecnologia das Radiações; Daniel Perez Vieira, que passa a dirigir o Centro de Biotecnologia; e Jesualdo Rossi, novo gerente do Centro de Ciência e Tecnologia de Materiais.
Carlo Alberto Zeituni, que anteriormente estava à frente do Centro de Tecnologia das Radiações, passa agora a gerenciar o Centro de Radiofarmácia. Já Frederico Genezini será o responsável pelos dois reatores do IPEN, conforme a mudança anunciada pela diretora.
O diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Ensino, Niklaus Wetter, e o coordenador de Planejamento e Gestão do IPEN, Paulo Bianchi, parabenizaram os pesquisadores pelo interesse em assumir a função de gerência e elogiaram o nível de detalhamento das apresentações submetidas.
Gerentes destacam compromisso com o futuro do IPEN
Nas falas durante a cerimônia, os novos gerentes destacaram o compromisso com a missão do IPEN e a importância da confiança recebida. Zeituni agradeceu a oportunidade de estar à frente do Centro de Radiofarmácia, que terá também como foco de trabalho a pesquisa para além da produção. Carmen Bueno frisou a relevância de atuar em uma área que traz benefícios diretos à sociedade e reforçou a importância de engajar as novas gerações na compreensão dos impactos positivos da tecnologia nuclear em diversos setores, em especial na saúde.
Roberto Navarro ressaltou a importância de estimular a integração e as trocas de experiências entre os centros. Daniel Perez foi citado como um perfil de gerente modernizador ao apresentar propostas mais próximas à nova geração de pesquisadores em seu plano de trabalho.
Em sua fala, Jesualdo Rossi destacou a trajetória do Centro de Ciência e Tecnologia de Materiais, que já conta com 62 anos de história, e reforçou a necessidade de trabalhar no presente para que possa ser garantido um futuro para o centro.
Frederico Genezini afirmou que o novo desafio de assumir a responsabilidade pelos dois reatores envolve, entre outras metas, a otimização dos processos de licenciamento dos reatores.
Estiveram presentes também Elita Urano, reconduzida como gerente do Centro do Combustível Nuclear, e Marycel Cotrim, que continuará à frente do Centro de Química e Meio Ambiente. Ambas enfatizaram a continuidade do trabalho relacionado aos licenciamentos que realizam em seus respectivos centros.
Também foram reconduzidos Elita Urano (Centro do Combustível Nuclear), Fábio Coral Fonseca (Centro de Células a Combustível e Hidrogênio), Maria da Penha Albuquerque Potiens (Centro de Metrologia das Radiações Ionizantes), Marycel Cotrim (Centro de Química e Meio Ambiente) e Wagner de Rossi (Centro de Lasers e Aplicações).
Os participantes do CTA parabenizaram a todos pela coragem, desejaram boa sorte e colocaram a administração do Instituto à disposição de cada um dos gerentes.
A expectativa para esse novo ciclo é que haja novo ânimo de trabalho nos centros. A nova gestão entra em vigor a partir de 30/07/2025, e deve se estender até 30/07/2027.
Tatiane Ribeiro
Bolsista BGE-DA/IPEN-CNEN