Notícias
34º Workshop do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Nuclear IPEN-USP
O 34º Workshop do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Nuclear IPEN-USP, realizado em 28/11, reuniu orientadores e alunos em um evento que se destacou pela pauta diversificada.
Após as boas-vindas de Martha Marques Ferreira Vieira, responsável pela área de Ensino do IPEN, Isolda Costa, diretora-superintendente do instituto, expressou seu orgulho pelo Programa, que desde sua criação, em 1976, já formou mais de 3.300 mestres e doutores. Houve um momento de profunda emoção com a recordação da partida recente de Linda Caldas, orientadora e Pesquisadora Emérita do IPEN falecida em 25/11. Niklaus Wetter, coordenador de Pesquisa, Desenvolvimento e Ensino, ressaltou sua contribuição para o Programa citando seus mais de 300 trabalhos publicados. Maria da Penha Albuquerque Potiens, gerente do Centro de Metrologia das Radiações e ex-orientanda de Linda Caldas, relembrou sua bondade e afirmou que “o melhor da ciência não é a ciência: são as pessoas”.
Na sequência, o presidente da Comissão de Pós-Graduação, Julian Shorto, apresentou um panorama do desempenho do Programa e seus desafios, destacando a qualidade das publicações dos pesquisadores do IPEN, cujo número de visualizações está acima da média mundial. Cláudio Dariva, da CAPES, ministrou a palestra "Panorama e perspectivas da área de Engenharias II da CAPES" e forneceu informações detalhadas sobre os novos critérios de avaliação dos programas de pós-graduação.
A pauta de inclusão foi abordada por João do Carmo, do Departamento de Psicologia da UFSCar, que ministrou a videoconferência "Participação de estudantes neurodivergentes nos programas de pós-graduação stricto sensu", destacando o crescimento do número de alunos neurodivergentes nos programas de pós-graduação e a necessidade de superar barreiras e construir pontes para acolhê-los.
No encerramento, Rafaella Menezes Ayllon apresentou o trabalho que lhe rendeu o Prêmio Prof. Shigueo Watanabe de Melhor Tese 2024, que consistiu na avaliação dos riscos radiológicos associados ao subproduto da mineração de nióbio quando este é empregado na agricultura.