Notícias
‘O importante é que o conhecimento, os pesquisadores e a pesquisa estejam em São Paulo’, diz Vahan Agopyan
Em entrevista ao Centro de Memória FAPESP, o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação ressalta a importância de atrair centros de P&D corporativos e fala sobre sua trajetória como pesquisador e gestor acadêmico
Fonte: Agência FAPESP
Vahan Agopyan, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de São Paulo, considera fundamental atrair centros de pesquisa de empresas para fixar o conhecimento no Estado. Em entrevista ao Centro de Memória FAPESP, ele citou o exemplo do acordo firmado entre o Governo de São Paulo e o Google para a instalação de um centro de engenharia da empresa com foco em cibersegurança na capital e do Centro de Inovação Global da Avon – empresa do grupo Natura – em Cajamar. “O importante é que o conhecimento, os pesquisadores e a pesquisa estejam aqui”, afirmou.
Acrescentou que também é fundamental atrair grandes centros internacionais de pesquisa para São Paulo. “Já trouxemos o Instituto Pasteur e o Centre National de la Recherche Scientifique [CNRS], sempre com apoio da FAPESP”, exemplificou (leia mais em: agencia.fapesp.br/51244).
A pesquisa científica para fazer avançar a inovação é foco de sua atenção desde os tempos em que, aluno da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), no início dos anos 1970, obteve da FAPESP uma Bolsa de Iniciação Científica para a realização de estudos sobre a resistência do concreto. “O professor Eládio Gerardo Requião Petrucci conseguiu mostrar que era necessário conhecimento científico para entender materiais de construção.”
Também foi com bolsa da FAPESP que ele fez o mestrado e o doutorado no King’s College London, sempre na área de materiais de construção. Ainda no mestrado, em 1975, foi contratado como auxiliar de ensino na Poli-USP. Foi o início de uma carreira acadêmica que o levou ao cargo de professor titular e lhe valeu o título de professor emérito da USP em 2025. Nessa trajetória, foi diretor da Escola Politécnica da USP, pró-reitor de Pós-Graduação, vice-reitor e reitor da instituição (2018 a 2022).
Na vertente da inovação, Vahan foi diretor-presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (2006 a 2008), presidente do Conselho do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) e vice-presidente do International Council for Research and Innovation in Building and Construction (CIB), com sede em Roterdã, nos Países Baixos.
Foi também coordenador de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo e membro dos conselhos superiores da FAPESP, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Centro Paula Souza e da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).
Participaram da entrevista Vanderley John, professor titular da Poli-USP, coordenador do INCT Tecnologias Ecoeficientes Avançadas em Produtos Cimentícios e da Unidade Embrapii Construção Ecoeficiente da Poli-USP, e Raul Machado, gerente da Assessoria de Relações Institucionais da FAPESP.
A íntegra da entrevista pode ser vista em: youtu.be/dpSnMQtjtxM.