Uma companhia é considerada aberta ou fechada conforme os valores mobiliários de sua emissão estejam ou não admitidos à negociação no mercado de valores mobiliários.
Para se tornar uma companhia aberta é preciso solicitar e manter registro na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). E uma das condições para manter esse registro é a divulgação de um conjunto de informações, periódicas e eventuais, que devem ser disponibilizadas ao mercado e enviadas à CVM.
Importante destacar que a CVM segrega os emissores em duas categorias distintas: (i) categoria A, para emissão de quaisquer valores mobiliários; e (ii) categoria B, para emissão de quaisquer valores mobiliários, exceto ações e certificados de depósito de ações ou outros valores mobiliários que confiram ao titular o direito de adquirir ações ou certificados de ações. As informações exigidas para cada categoria podem diferir quantitativa e qualitativamente.
Essas informações são importantes para o investidor tomar a sua decisão de investimentos em uma companhia aberta de forma mais consciente e planejada. Seja para comprar, vender ou manter as suas ações ou debêntures, os investidores têm a sua disposição um conjunto de informações em que pode, e deve, se apoiar.
Conheça nos tópicos abaixo algumas categorias de informações, características e periodicidade de divulgação, quando for o caso. Além destas, as companhias devem divulgar também informações relacionadas à realização das assembleias.
Veja aqui como consultar as diferentes categorias de informações disponibilizadas pelas companhias abertas.