Notícias
Centro Franco-Brasileiro da Biodiversidade Amazônica abre seleção para projetos de pesquisa
Banner: Kaylane Golvin- Ascom Inpa.
Está aberta a chamada pública do Programa de Apoio ao Centro Franco-Brasileiro de Biodiversidade da Amazônia (CFBBA) que vai selecionar até cinco projetos conjuntos de pesquisa entre equipes brasileiras e francesas voltadas para conservação, documentação, contribuições dos povos indígenas e comunidades locais, cobertura florestal, observação da terra, mudanças ambientais, sustentabilidade, bioeconomia e sistemas alimentares saudáveis. As propostas devem ser enviadas até 20 de fevereiro de 2026, exclusivamente via internet na Plataforma Integrada Carlos Chagas.
O diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), o professor Henrique Pereira, é o diretor nacional do CFBBA pelo lado brasileiro. O Inpa tem participação essencial dentro da estrutura do CFBBA, contribuindo com expertise em biodiversidade, ecologia, mudanças climáticas e interação com populações tradicionais.
A iniciativa amplia ainda mais o alcance dessas colaborações, estimulando abordagens interdisciplinares e projetos que dialogam com a realidade amazônica sob diferentes perspectivas científica, social e ambiental.
A nova chamada resulta de uma parceria entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) e o Institut de Recherche pour le Développement (IRD), da França. Foi assinada no final de outubro durante o percurso da Caravana Científica e Cultural Iaraçu pelo Rio Amazonas rumo à Conferência das Partes sobre Mudança do Clima (COP 30) durante a quarta parada, em Santarém, no Pará.
Detalhes sobre a chamada
O responsável pela apresentação da proposta será o coordenador brasileiro do projeto que deverá, obrigatoriamente, possuir vínculo celetista ou estatutário com Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT), sediada no Amapá, Amazonas, Pará ou Roraima. Também deverá possuir o título de doutor(a) e ter seu currículo atualizado e cadastrado na Plataforma Lattes.
Conforme a Chamada, os resultados serão divulgados em agosto do próximo ano. Serão concedidas bolsas de doutorado-sanduíche, pós-doutorado no exterior e de professor-visitante no exterior júnior.
Para mais informações como critérios de elegibilidade, bolsas e cronograma, confira no edital completo. A nota informativa para pesquisadores franceses e a versão em inglês já estão disponíveis para consulta no site oficial da chamada.
Sobre o Projeto Iaraçu
O lançamento da chamada ocorreu em sintonia com a trajetória do Projeto Iaraçu (nome que significa “grande senhora das águas” em Tupi), expedição científica e intercultural que partiu de Manaus no final de outubro e chegou a Belém em 06 de novembro, para participação conjunta na COP 30 realizada em Belém de 06 a 21 de novembro, onde foram apresentados os primeiros registros da expedição que discutiu estratégias de adaptação às mudanças climáticas em comunidades ribeirinhas.
Participaram da cerimônia de assinatura da Chamada o diretor do Inpa, professor Henrique Pereira, a presidente da Capes/MEC, Denise Pires de Carvalho, o embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain, a presidente do IRD, Valérie Verdier, o representante do IRD no Brasil, Adbel Sifeddine, a conselheira internacional do Centro Franco-Brasileiro de Biodiversidade Amazônica (CFBBA), Nadège Mézie, e o coordenador-geral da Juventude do MEC, Yann Evanovick, além de representantes do Inpa e das universidades federais do Amazonas (Ufam) e do Oeste do Pará (Ufopa), e de estudantes, professores e pesquisadores.