Notícias
Brasil sediará Simpósio Internacional sobre Dosimetria, em setembro
O Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear (CDTN), unidade técnico-científica da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), receberá em sua sede, na cidade de Belo Horizonte, a 25ª edição do International Symposium on Solid State Dosimetry (ISSSD). O evento, criado em 1988 pela Sociedad Mexicana de Irradiación y Dosimetría, foca nas discussões sobre a dosimetria em estado sólido e suas aplicações.
Entre os dias 22 e 26 de setembro, pesquisadores, cientistas, estudantes e profissionais nacionais e internacionais de instituições acadêmicas, industriais, hospitalares e de pesquisa, se reunirão no CDTN/CNEN para apresentar ou mesmo acompanhar a explanação dos trabalhos produzidos por especialistas de cerca de 25 países, que irão versar sobre as áreas temáticas do evento:
- Aplicação de Termoluminescência;
- Dosimetria;
- Radiação Ionizante e Não-ionizante;
- Física Médica;
- Proteção Radiológica;
- Fontes de Radiação;
- Radiobiologia;
- Materiais Luminescentes.
Ao longo dos quatro dias, o simpósio contará com sessões orais, apresentações de pôsteres, mesas-redondas, visitas técnicas, além de uma programação cultural. Dentre os pesquisadores participantes do ISSSD 2025 está a Dra. Luciana Carvalheira, vice-coordenadora e professora permanente do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Engenharia Nuclear (PPGIEN).
No dia 24 de setembro, no horário previsto das 8h, Carvalheira participará, como convidada, da palestra “Nêutrons, conhecimento e novas gerações: como o Reator Argonauta do Brasil está moldando o futuro da radioquímica e seu impacto nos desafios globais da dosimetria”, para apresentar as diferentes contribuições do reator instalado no IEN/CNEN para o setor Nuclear, com ênfase em Radioquímica:
“A expectativa é posicionar o Reator Argonauta no renascimento da Radioquímica no Rio de Janeiro, ao demonstrar a sua contribuição singular nessa área e futuros avanços, de forma a influenciar as futuras gerações, promover o diálogo sobre liderança, inspirar inovação e fortalecer colaborações nacionais e internacionais”, afirma Luciana.
A pesquisadora do IEN/CNEN afirmou ainda que o fato desse evento acontecer no CDTN/CNEN, instituição que tradicionalmente atua com radioquímica, favorece a linha de trabalho da sua palestra.
Já no dia seguinte (25/09), às 16h30, a pesquisadora será a moderadora da mesa-redonda “Liderança em Pesquisa Científica e Tecnologia Nuclear”, que contará com a participação das mentoras de Luciana: Dra. Anna Letícia Barbosa de Sousa, da Diretoria de Radioproteção e Segurança Nuclear (DRS/CNEN), e Dra. Adriana Marques, Chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade do Gabinete do ministro, do Ministério de Justiça e Segurança Pública (MJSP). Por meio desse diálogo, as mentoras destacarão como a liderança impulsiona a inovação e molda o futuro da ciência e tecnologia nucleares:
“A discussão abordará estratégias que as lideranças do setor Nuclear no Brasil precisam incluir em suas práticas, relacionadas a temas como marcos regulatórios, considerações éticas, aplicações nucleares, diversidade e inclusão, comunicação eficaz e a integração da próxima geração ao setor nuclear global”, explica Luciana a respeito da mesa-redonda.
Pesquisadores de diversas instituições de ciência e tecnologia tiveram até 31 de maio para submeter os seus resumos no ISSSD 2025, e posteriormente, entre junho e julho, para encaminhar os trabalhos completos. As contribuições que forem feitas durante o simpósio serão publicadas em uma edição especial da revista Applied Radiation and Isotopes e nos anais eletrônicos.
Escrito por: José Lucas Brito (Setcos/ IEN)
