Notícias
Fundaj promove Jornada de Apresentação dos Relatórios Parciais do Programa Institucional de Iniciação Científica (Pibic)
A Coordenação do Programa Institucional de Iniciação Científica (Pibic), da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), promove, nos dias 17, 18 e 19 de abril, a Jornada de Apresentação dos Relatórios Parciais do Pibic. O evento será realizado na Sala Gilberto Osório, localizada na Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes), no Campus Apipucos da Fundaj. Segundo Beatriz Mesquita, coordenadora da Iniciação Científica da Fundaj, o Pibic busca contribuir na disseminação do raciocínio científico, do pensamento crítico e autônomo entre estudantes de instituições públicas e privadas no país.
Ela explica que o programa na Fundaj envolve, atualmente, dois níveis de ensino, o superior e a educação básica (na etapa do ensino médio). “O programa é mantido com recursos próprios e bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do estado de Pernambuco (Facepe)”, complementa.
Beatriz destaca ainda que a Jornada de Apresentação dos Relatórios Parciais faz parte do processo de iniciação científica dos alunos. “Os relatórios parciais passam por dois pareceristas que irão sugerir melhorias para que o trabalho avance. Assim, além da orientação, o aluno tem a chance de ouvir sugestões de outros pesquisadores. No momento da apresentação, membros do comitê do Pibic estarão presentes para também ajudar na condução de seus projetos”, detalha.
Segundo a coordenadora, este encontro “é um momento de pensar sobre o que foi realizado até o momento, validar e aperfeiçoar. E é a partir daí que eles preparam as apresentações, trabalham formatação e treinam como se portar numa apresentação”.
Serviço:
Pibic/Fundaj - Apresentação dos Relatório Parciais
17 a 19 de abril de 2024
Sala Gilberto Osório
Campus Anísio Teixeira
Rua Dois irmãos, 92, Apipucos
Programação
17/04
Manhã – 8h às 12h
1. Wesley Vinicius da Silva Vieira Santiago – Unidades de conservação e gestão municipal na costa nordestina.
2. Adrienny Daniel G. da Silva – O papel dos manguezais nos municípios costeiros diante das mudanças climáticas.
3. Fernanda B. de Moraes Pinheiro Rego – Avaliação dos projetos de lei sobre a cirurgia de redesignação sexual no Brasil.
4. José Victor de Oliveira Lima – Normatização do corpo: um estudo dos dados legislativos brasileiros sobre a regulação do corpo humano (1946-2022).
5. Maria Eduarda Rodrigues – Avaliação dos impactos da obra ‘Diva’, de Juliana Notari: uma análise sociológica da repercussão na imprensa e nas redes sociais.
6. Maria Sávia Giuseppe Moreira Nascimento – Interseções entre corpo, arte e política: uma análise crítica da literatura existente.
Tarde (13h às 17h)
1. Carolina Melo Corrêa Lima – Tendências do Ensino Superior no Nordeste: indicadores e metas.
2. Camilla Vitor Casado – Valorização docente na América Latina: análise de políticas salariais para professores da Educação Básica.
3. Débora de Freitas Cândida da Silva – O cenário da educação em Pernambuco: análise das metas 3 e 6 do PNE no contexto da educação do Ensino Médio em Pernambuco.
4. Julia Patriota Pedrosa – Impacto da pandemia pela Covid-19 nos padrões espaciais e temporais da mortalidade infantil em Pernambuco.
5. Jamilly Vitória Santos Monteiro da Silva – Inovação social em Política Pública: um panorama das moedas sociais em municípios brasileiros.
18/04
Manhã - 8h às 12h
1. Ana Luisa Campos Porpino – Iniciativas de inovação social e políticas públicas em educação: ponderações a partir de uma revisão de literatura.
2. Nara Ferreira de Araújo – Avaliação da/na Educação Infantil no contexto pós-pandemia de Covid-19: análise da dimensão relativa às condições de trabalho docente em instrumentos e indicadores.
3. João Henrique Belém de Amorim – Arranjos político-institucionais para aplicação dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE na esfera da educação: reflexões a partir de uma revisão de literatura e de dados de implementação em municípios de Pernambuco.
4. Maria Luisa Audet Guerra – Os Centros Comunitários da Paz (Compaz) e as Políticas Públicas Educacionais em Pernambuco: um estudo exploratório.
5. Lara Pirro Gomes da Silva – Cenário recente da migração de brasileiros para a União Europeia.
19/04
Manhã (8h às 12h)
1. Laís Vitória Alves Paulino da Silva – Políticas de assistência estudantil: uma análise da literatura.
2. Raphaely Elza Maria da Silva Lima – As relações entre pesquisadores e militantes de movimentos sociais na pesquisa-ação: contribuições para pensar.
3. Anne Vitória Leite Xaves – Educação para as relações Étnico-Raciais em Pernambuco: legislações, práticas pedagógicas e fundamentos teóricos no novo currículo para o Ensino Médio.
4. Igor Nunes de Menezes e Sousa – Evolução das desigualdades educacionais por raça/cor em Pernambuco: 2007 a 2021.
5. Marcos Vinicius Santos de Almeida – Complexidade e sistemas dinâmicos complexos nas Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: uma proposta do estado da arte e aplicações.