Loterias e promoções comerciais

Regulação de loterias e promoções comerciais

Loterias

A concessão das loterias federais é feita pela União. A exploração de loterias é admitida somente com a finalidade de constituir repasses de sua arrecadação para aplicação de recursos nas áreas sociais.


Modalidades:

Existem quatro modalidades de loterias autorizadas no Brasil:



  • Loterias de prognósticos numéricos: são os produtos lotéricos em que o apostador tenta prever quais serão os números sorteados no próximo concurso. É nesta modalidade que se encaixa a Mega-Sena,  além da Quina, a Lotomania, a Timemania, a Dupla-Sena e a Lotofácil.
  • Loterias de prognósticos esportivos: são aquelas em que o apostador tenta prever o resultado de jogos esportivos. No Brasil, existem a Loteca (antes Loteria Esportiva), a qual permite que o jogador use palpites de resultados de partidas de futebol como base para as apostas, arriscando resultados de 14 jogos definidos por concurso, cujo sorteio é semanal, e a Lotogol, baseada na quantidade de gols feita pelos times de futebol em rodadas de competições nacionais.
  • Passiva: é a conhecida Loteria Federal, a loteria em seu formato primário (no qual o apostador recebe o bilhete já numerado).
  • Loteria instantânea: oferecida na forma de cartela, cupom ou cartão raspáveis, mostra de imediato, por meio da raspagem de uma película de tinta opaca, se o apostador foi ou não agraciado com alguma premiação. 

Promoções comerciais

A distribuição gratuita de prêmios é uma estratégia de marketing que visa alavancar a venda de produtos, serviços, promoção de marcas ou imagens. Sua realização depende de prévia autorização.

No caso de promoções comerciais realizadas por instituições financeiras, a autorização e a fiscalização dessas atividades competem à Secretaria de Acompanhamento Fiscal, Energia e Loteria – Sefel, sucessora da Secretaria de Acompanhamento Econômico (Seae) nessas atribuições. Nos demais casos, essa competência foi delegada pelo Ministério da Fazenda à Caixa Econômica Federal ou à Susep.


Autorização para promoção comercial

  • Todo o processo é feito de forma online. 

SCPC

Sistema de Controle de Promoção Comercial – SCPC simplifica e moderniza o processo de autorização e contribui para a prevenção da lavagem de dinheiro por meio da oferta de prêmios.

Pelo sistema, o usuário poderá acompanhar o seu pedido e realizar a emissão online do certificado de autorização. O prazo para protocolar o pedido é de 40 a 120 dias antes do início da promoção.

Consulte as promoções autorizadas.


Taxa de fiscalização

A taxa de fiscalização é a remuneração prevista em lei a título de prestação do serviço público de operacionalização do processo de promoção comercial. Ela varia de acordo com o valor dos prêmios. Consulte os valores e saiba como pagar a taxa.

Notícias

Secretário de Acompanhamento Fiscal, Energia e Loteria participa da abertura do "Juegos Miami 2018"

O Secretário Alexandre Manoel participou da abertura e falou sobre a realidade brasileira desse setor

Conheça os premiados da 1ª edição do Prêmio Seae de Loterias

Para o secretário Alexandre Manoel, o prêmio é uma iniciativa importante por trazer trabalhos de alto nível, que podem ajudar a fomentar novas linhas de pesquisa

Decreto regulamenta Lotex

Modalidade permite ao apostador conhecer o resultado imediatamente, sem necessidade de apuração ou sorteio

Proposta de concessão da Lotex ganha prêmio internacional

Instituições internacionais reconhecem importância da abertura do mercado de loterias ao setor privado

Publicações

Esta coleção não possui nenhum resultado.

Notas técnicas