Notícias

Coronavírus

HU-Furg recebe do MS doação de medicamentos do kit intubação

Os fármacos são utilizados nos procedimentos de intubação em pacientes
Publicado em 20/04/2021 17h33 Atualizado em 20/04/2021 17h41
IMG_20210420_165100.jpg

No final da tarde desta terça-feira (20/04), o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu medicamentos do kit intubação. Os fármacos foram enviados pelo Ministério da Saúde à Secretaria Estadual de Saúde (SES/RS) e distribuídos aos municípios com a ajuda do Exército.

O lote recebido no HU-Furg é formado por midazolam (1.500 ampolas) e besilato de cisatracúrio (150 ampolas). Essas medicações são, respectivamente, sedativo e bloqueador neuromuscular utilizados no procedimento de intubação em pacientes com dificuldades respiratórias. De acordo com a Superintendente do HU-Furg, Sandra Brandão, “considerando a média atual do Hospital que é de 15 pacientes intubados/dia, a quantidade recebida será suficiente para até 10 dias de uso do midazolam e dois dias de cisatracúrio”. Sandra ainda ressalta que “essa remessa chega em boa hora e representam uma grande ajuda para o Hospital, pois estamos enfrentando dificuldades para a compra das medicações diante da grande demanda nacional. Recentemente, conseguimos adquirir bloqueador neuromuscular suficiente para atender, por pelo menos, 30 dias. Mas outras medicações que integram o kit intubação estão com estoque muito baixo e nossa demanda tem se mantido alta”.

 

Sobre a Rede Ebserh

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg) faz parte da Rede Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

 

Saúde e Vigilância Sanitária