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Gerência de Ensino e Pesquisa do HE-UFPel dá início a curso de qualificação de preceptores
Pelotas (RS) - A Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP), através do Setor de Gestão do Ensino (SEGE) abre as inscrições para o 1º curso para preceptores do Hospital Escola da UFPel Ebserh.
A preceptoria desempenha um papel fundamental na formação dos estudantes da área da saúde, oferecendo uma oportunidade única de integração entre teoria e prática. Por meio do contato direto com profissionais experientes, os alunos têm a chance de vivenciar situações reais, desenvolver habilidades clínicas e aprimorar o raciocínio clínico. Além disso, a preceptoria proporciona um ambiente de aprendizado colaborativo, onde o aluno pode receber feedback construtivo e orientação personalizada, contribuindo para a sua formação acadêmica e profissional.
O curso, destinado aos preceptores foi estrategicamente elaborado para enriquecer a atuação dos preceptores, sendo um diferencial no aprimoramento do ensino no âmbito hospitalar. A importância dos preceptores transcende o ambiente acadêmico, influenciando diretamente na formação de profissionais capacitados e comprometidos.
Os objetivos são o de desenvolver competências pedagógicas, fomentar a integração ensino-serviço, aprimorar habilidades de comunicação e feedback e estimular o desenvolvimento de habilidades interpessoais.
Para o professor Tiago Collares, Gerente de Ensino e Pesquisa,” o curso de preceptoria a ser ofertado pela GEP se trata de um marco histórico de aproximação da academia ao hospital escola para qualificar as metodologias ativas de ensino. Baseado em uma abordagem multiprofissional os encontros promoverão um ecossistema de aprendizado e troca de experiências relevantes com reflexos positivos à toda a comunidade do HE. Estamos muito felizes em avançar em processos de ensino e aprendizagem que qualificam nosso hospital”.
A chefe do Setor de Gestão do Ensino, e coordenadora do curso, Gabriela Klein Couto reforça que "este é um momento significativo para nós, pois marca o lançamento do nosso primeiro curso focado em metodologias ativas para os nossos preceptores. Este curso foi desenvolvido ao longo de todo o ano de 2023 em conjunto com a pro-reitoria de ensino da UFPEL, e com profissionais de diferentes áreas do HE-UFPel. Nossa instituição tem o compromisso de oferecer uma educação de qualidade e alinhada às demandas atuais da área da saúde. Acreditamos que os preceptores desempenham um papel crucial na formação dos futuros profissionais, e é por isso que este curso foi concebido para capacitá-los com as ferramentas mais eficazes e inovadoras. Ao longo deste mês, cada encontro presencial será uma oportunidade para a troca de experiências, aprendizado conjunto e aprimoramento das práticas pedagógicas. Estamos confiantes de que as metodologias ativas apresentadas neste curso não apenas enriquecerão o ensino, mas também contribuirão para o desenvolvimento profissional contínuo de cada preceptor.”
“Fico muito feliz com a realização desse curso, não só por ser um pleito de vários preceptores ativos, mas também porque vai de encontro ao papel da instituição, por se tratar de um hospital de ensino, onde todos são potencialmente preceptores, porém é papel também da instituição atuar na formação e capacitação desses preceptores.” Diz Renato Lins, chefe Unidade de Gestão da Graduação, Ensino Técnico e Extensão.
O curso, elaborado por um Grupo de Trabalho formado por profissionais do Hospital e da Universidade, que se reúne deste março de 2023, será ministrado pela nutricionista do HE-UFPel, especialista em Processos Educacionais em Saúde, Cristina Bossle de Castilhos, que reforça o objetivo do curso, “o curso de preceptoria tem como objetivo o desenvolvimento de competências na área de educação, em especial no uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem e favorecer processos crítico reflexivos de ensino-aprendizagem que exploram conteúdos cognitivos, psicomotores e atitudinais no sentido de ampliar a autonomia, independência e criatividade intelectual, baseadas nas melhores evidências científicas. Vamos trabalhar com oficinas, situação problema, viagem educacional e instrumentos de avaliação. Vai ser um curso muito dinâmico, todo material foi selecionado e adaptado a partir do curso de preceptoria no SUS do PROADI-SUS promovido pelo Hospital Sirio-Libanês”.
Para Antônio Maurício Medeiros Alves, Coordenador de Ensino e Currículo da UFPel (CEC/UFPel), “a equipe da Pró Reitoria de Ensino – PRE, tem acompanhado desde março de 2023 o Grupo de Trabalho constituído pela Gerência de Ensino e Pesquisa, através do Setor de Gestão do Ensino do Hospital Escola (HE), com a finalidade de discutir e sobretudo propor um Curso para Preceptores do HE, uma ação de extrema importância que destaca o papel formador do Hospital Escola. Assim, é com grande satisfação que a PRE se soma parceira na divulgação de tal curso que tem por objetivo a formação dos profissionais da saúde que atuam, também, como preceptores no HE, os quais terão a oportunidade de potencializar seu papel de formadores dos estudantes da área da saúde, que desenvolvem desde práticas diversas até seus estágios nesse espaço de significativa importância para a saúde da população de Pelotas e região, bem como de importante papel na formação de novos profissionais para a área. Ações como essa reafirmam o papel formador do Hospital Escola e de sua equipe”.
O curso terá a duração de um mês, com um encontro semanal. Serão disponibilizadas 24 vagas por turma. Neste momento haverá duas turmas, uma com início em março, no turno da tarde e outra prevista para o mês de abril, no turno da manhã.
As inscrições já estão abertas, e os interessados podem se inscrever até 03/03/2024, através do link
Sobre a Ebserh
O HE-UFPel faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.