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Projeto Orienta Hucam tem número gratuito para tirar dúvidas sobre covid-19 e chikungunya
Inaugurado em maio de 2020 com objetivo de oferecer serviço gratuito para tirar dúvidas sobre o novo coronavírus, o projeto expandiu seu atendimento e agora serve também para prestar informações sobre a chikungunya. Para isso, o nome do programa foi atualizado para Orienta Hucam – Covid+Chikungunya e atende pelo telefone 0800 042 0506, de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas. Qualquer pessoa pode ligar.
O Orienta Hucam dispõe quatro modalidades de atendimento, que abrangem tanto pacientes, pelo 0800, como profissionais de saúde, por meio de teleinterconsulta.
TELEORIENTAÇÃO VIA 0800:O paciente entra em contato pelo 0800 e será atendido por um estudante (capacitado e supervisionado por médicos e professores), que realizará teleatendimento direto ao paciente, seguindo o protocolo de sinais e sintomas para a Covid-19 ou chikungunya, e fornecerá orientações de acordo com o quadro clínico e as dúvidas passadas pelo paciente.
TELEINTERCONSULTA SÍNCRONA: Médicos das Unidades de Saúde ou Pronto Atendimento que receberem pacientes com queixas ou suspeitas relacionadas à Covid-19 ou à Chikungunya poderão solicitar, pelo 0800, uma teleinterconsulta síncrona (consulta entre médico da atenção primária, médico especialista e paciente, em tempo real). A partir da solicitação, os médicos e professores do Projeto avaliarão o caso e, constatada a necessidade, o paciente poderá ser encaminhado para a o agendamento da teleinterconsulta síncrona com o seu médico da atenção primária e o médico especialista do Hucam (reumatologista para os casos de chikungunya e infectologista para os casos de Covid-19). As teleinterconsultas síncronas ocorrem às segundas e quintas, durante a tarde.
TELEINTERCONSULTA ASSÍNCRONA: Médicos das Unidades de Saúde (USs) ou Pronto Atendimento que receberem pacientes com queixas ou suspeitas relacionadas à covid-19 ou à chikungunya poderão obter suporte técnico através de uma teleinterconsulta (médico da US + especialista do Hucam + paciente) assíncrona.
CONSULTA PRESENCIAL: Essa modalidade ocorre só se assim for decidido durante pela teleinterconsulta assíncrona, realizada previamente pelo médico da Atenção Primária à Saúde. Os professores e médicos do projeto também avaliarão a necessidade de consulta presencial com o paciente, o qual poderá ser encaminhado ao atendimento que será realizado às segundas e quintas-feiras no período vespertino no Hucam (no Ambulatório de Infectologia, para os casos de covid-19 e no Ambulatório de Reumatologia, para os casos de chikungunya), de acordo com os encaminhamentos definidos pelos médicos do projeto.
Para covid-19, tem também o site
Para dúvidas sobre o novo coronavírus, pode-se recorrer ao portal do projeto (https://orientacorona.hucam.edu.br/). Pelo sistema, é possível identificar se o usuário pode receber uma orientação para se manter em casa ou se precisará de atendimento presencial. Caso o aplicativo do portal identifique a necessidade de o usuário se deslocar para ser avaliado por um médico, automaticamente será sugerido o local mais próximo do usuário, considerando os serviços de pronto-atendimento, as unidades de saúde ou o pronto-socorro, dependendo do caso.