Notícias
SEGURANÇA DO PACIENTE
Huap-UFF inicia implementação do projeto Saúde em Nossas Mãos no centro cirúrgico
O Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap-UFF), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) ampliou as ações do projeto Saúde em Nossas Mãos para o centro cirúrgico. A iniciativa integra o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) e tem como objetivo reduzir a taxa de infecções hospitalares nas cirurgias.
O projeto teve início em julho, com a implementação na especialidade de cirurgia cardíaca ocorrendo a partir de agosto. Com o apoio da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e do HCor, instituição parceira do PROADI-SUS, foram realizadas reuniões com a equipe nuclear do projeto no Huap, nas quais estão sendo trabalhados indicadores de melhoria, objetivando a diminuição da taxa de infecção de sítio cirúrgico (local da incisão).
A chefe da Unidade de Bloco Cirúrgico, Laís de Andrade Rosa, explica que foram realizados dois treinamentos, o primeiro destinado a todos os profissionais sobre a prática da antissepsia cirúrgica das mãos, e um segundo direcionado aos instrumentadores e cirurgiões cardíacos, sobre preparo da pele e antissepsia do sítio cirúrgico voltado para a cirurgia cardíaca. Os treinamentos foram realizados com base nos procedimentos operacionais padrão (POP), elaborados em parceria com a CCIH e o serviço de cirurgia cardíaca. Além disso, a equipe nuclear e assistencial participa de encontros semanais com o objetivo de organizar os processos, estruturar o serviço e disseminar a cultura de segurança do paciente na instituição.
“Sabemos que, em um centro cirúrgico, a infecção hospitalar é multifatorial, então estamos atuando em várias frentes. Um serviço bem estruturado auxilia tanto o paciente, que tem um atendimento de qualidade, quanto o profissional, que trabalha com melhor direcionamento. O processo de melhoria é gradual e garante o tratamento adequado”, comenta Laís Rosa.
O Huap-UFF é referência em atendimento cirúrgico especializado na Região Metropolitana II do Rio de Janeiro e, em 2024, realizou 3.401 procedimentos. Entre janeiro e agosto desse ano foram 2.508. Para a Gerente de Atenção à Saúde da instituição, Áurea Grippa, o projeto representa a qualificação do atendimento prestado, garantindo o cuidado correto e os melhores resultados. “A reestruturação dos processos de trabalho do centro cirúrgico também gera maior aperfeiçoamento e satisfação dos nossos colaboradores e servidores, além de proporcionar o ensino aos graduandos e pós-graduandos, ressaltando a preocupação com a qualidade da assistência prestada”, destacou a gestora.
O projeto
A iniciativa Saúde em Nossas Mãos, que faz parte do PROADI-SUS, visa diminuir a taxa de infecções hospitalares e aumentar a segurança do paciente, já foi desenvolvida no Centro de Terapia Intensiva (CTI) e na Unidade Coronariana (UCO) do Hospital Universitário Antônio Pedro, apresentando resultados positivos. O PROADI foi criado em 2009 com o propósito de aprimorar o Sistema Único de Saúde por meio de projetos de pesquisa, gestão hospitalar, capacitação de recursos humanos e avaliação e incorporação de novas tecnologias na saúde. O objetivo do Programa é diminuir em 50% o número de infecções hospitalares no SUS no período de três anos.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Antônio Pedro da Universidade Federal Fluminense (Huap-UFF) faz parte da Rede Ebserh desde o início de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação
Por Paola Caracciolo
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh