Notícias
PROCESSOS ASSISTENCIAIS
Projeto nacional de segurança do paciente é implantado no Huap-UFF
O Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap-UFF), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), deu início à implantação do projeto Saúde em Nossas Mãos na Unidade Coronariana (UCO). A iniciativa integra o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) e tem como principal objetivo reduzir as infecções relacionadas à assistência à saúde. A ação já havia sido desenvolvida no Centro de Terapia Intensiva (CTI), com resultados considerados positivos pela equipe.
De acordo com Juliana Melo, coordenadora de enfermagem da UCO, a proposta exigiu uma revisão dos processos internos, com foco na melhoria dos indicadores de infecção do trato urinário (ITU), pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV) e infecção primária de corrente sanguínea (IPCSL). “Realizamos reuniões semanais com as equipes assistenciais para traçar planos de ação de melhoria. Além disso, utilizamos uma ferramenta diária de avaliação dos processos assistenciais, o quadro Kamishibai, que promove aprendizado e sensibilização da equipe”, explica.
O envolvimento coletivo tem sido um diferencial. Segundo Juliana, foi criada uma escala mensal para que dois profissionais de cada turno, diurno ou noturno, avaliem os cuidados prestados por colegas de outras áreas. “A equipe de fisioterapia avalia um processo da equipe médica, que por sua vez observa um cuidado de enfermagem à beira leito. Isso norteia nossas estratégias futuras”, afirma. A unidade também vem promovendo capacitações específicas, como a atual sobre medidas preventivas de ITU, e intensificando a busca ativa de situações-problema por meio do diálogo entre as coordenações e os profissionais de saúde.
Para o enfermeiro Bernardo de França, membro da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), a aplicação anterior do projeto no CTI provocou uma mudança de cultura no setor, com maior protagonismo das equipes e uma rotina mais sistematizada na verificação das medidas de prevenção. “A experiência no CTI permitiu que a UCO se organizasse melhor para as reuniões, definição de papéis, uso do quadro de gestão de melhorias e elaboração de relatórios. A implementação agora está mais estruturada”, destaca.
Bernardo ressalta que a CCIH do Huap-UFF mantém como uma de suas metas centrais a redução das infecções hospitalares, o que está em sintonia com o objetivo nacional do PROADI-SUS de reduzir esses índices em 50% no período de três anos. Segundo ele, os dados preliminares já mostram uma tendência de queda, e a expectativa é de que a continuidade das ações consolide ainda mais esses avanços.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário da Antônio Pedro da Universidade Federal Fluminense (Huap-UFF) faz parte da Rede Ebserh desde o início de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Felipe Monteiro
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh