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QUALIDADE
IIIV Simpósio de Qualidade Assistencial e Segurança do Paciente tem como tema a comunicação
O IIIV Simpósio de Qualidade Assistencial e Segurança do Paciente do Hospital de Clínicas da UFTM, aconteceu na última terça-feira (16), e nessa edição teve como tema central a discussão de ações relacionadas a comunicação no ambiente hospitalar.
Para a chefe do Setor de Gestão da Qualidade do HC-UFTM, Luciana Paiva Romualdo, a comunicação é uma das metas de segurança do paciente mais desafiadoras e de suma importância para se evitar a ocorrência de eventos adversos. “O nosso objetivo é tornar a jornada do paciente cada vez mais segura e humanizada. Hoje 60% dos nossos eventos adversos estão relacionados a algum tipo de falha de comunicação, então esse ano nós quisemos compartilhar algumas experiências de comunicação exitosas aqui do HC”, destacou Luciana.
Ao longo da manhã foram realizadas apresentações de métodos de comunicação utilizados pelas equipes assistenciais e que tem demonstrado bons resultados. Os temas das palestras foram: Visita Multiprofissional- Engajamento para a Segurança do Paciente; Huddle- Ferramenta de comunicação efetiva; Comunicação Multiprofissional- Kanban e Kamishibai e Implantação, evolução e resultados do serviço de farmácia clínica.
A superintendente do HC-UFTM, Luciana de Almeida Silva Teixeira, destacou o trabalho do Setor de Gestão da Qualidade na implementação de boas práticas de segurança do paciente no HC. “Quando a gente vai falar de qualidade e segurança do paciente temos que parar de normalizar práticas inadequadas e buscar mudanças que qualificam o serviço. Existem padrões de qualidade e esses padrões estão sendo cada vez mais incorporados ao nosso hospital a partir das ações dessa equipe”.