Notícias
NOVEMBRO NEGRO
HC-UFTM realizou evento na Semana da Consciência Negra
Em um país construído e atravessado pelo racismo, garantir saúde pública humanizada e de qualidade às pessoas negras é, além de direito essencial, peça que integra a busca por justiça social. Compreendendo tal importância e atuando em sintonia com o mês da Consciência Negra, o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), teve programação alusiva à data, no dia 19 de novembro.
Com o objetivo de abordar a importância do combate ao racismo no Sistema Único de Saúde (SUS), bem como promover e fortalecer seus princípios que se traduzem em compromisso diário com o acesso universal, igualitário e gratuito. “O racismo estrutural se reflete em indicadores de saúde mais desfavoráveis, no menor acesso a serviços de qualidade, em maiores taxas de mortalidade materna e infantil e na maior prevalência de agravos à saúde mental”, pontua Fernanda Camargo, enfermeira do HC-UFTM/Ebserh.
Fernanda é uma das responsáveis pelas atividades do Mês da Consciência Negra no HC-UFTM, que aconteceu no dia 19 de novembro. A abertura do evento contou com apresentação do poeta Wellington Sabino, que traduziu o preconceito em forma de poesia e emocionou a todos com a poesia dedicada às filhas.
“Em um hospital 100% SUS, como o HC-UFTM, discutir consciência negra também é uma forma de garantir os princípios de equidade e universalidade do sistema”, destacou Wellington.
Em seguida, aconteceu a mesa-redonda “Política Nacional de Saúde da População Negra”, mediada pelo nutricionista André Dias, com a participação de Ailton de Souza Aragão, cientista social e docente da UFTM; Elsa Matondo João, médica integrante do Programa Brasil-Angola e Sofia Novaes, chefe da Unidade de Gestão da Graduação, Ensino Técnico e Extensão do HC-UFTM e docente da Universidade de Uberaba.
Até o dia 30 de novembro é possível conferir a exposição “Entre saberes e cuidar: presenças negras na Ciência e na Saúde”, no Hall ao lado da Área de Convivência do HC.

Sobre a Ebserh
O HC-UFTM faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação: Elizabeth Souza e Ana Luiza Cassimiro
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh