Notícias
Atendimento integral de qualidade
HU-UFS atua pela qualidade de vida de pessoas com fibromialgia
O Hospital Universitário da UFS em Aracaju, integrante da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), tem protagonizado ações importantes para o tratamento, no Sistema Único de Saúde (SUS), de pessoas que sofrem com fibromialgia, buscando garantir qualidade de vida àqueles acometidos por essa doença. A fibromialgia é uma enfermidade com caráter crônico que ainda não tem sua causa totalmente esclarecida pela medicina e acomete 2,5% da população mundial, sendo as mulheres com idades entre 30 e 50 anos as mais afetadas.
Buscando ampliar o debate sobre a doença e os seus impactos na saúde humana, o 12 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento da Fibromialgia, por meio da Lei 14.233/21. A doença é uma condição reumatológica que apresenta dor muscular generalizada. Por se tratar de uma condição crônica, as dores da fibromialgia geralmente persistem por mais de três meses, sem associação a processos inflamatórios nas articulações ou músculos.
“Ela pode estar associada também a outros sintomas bem típicos, que é a questão do sono não restaurador. A pessoa acorda cansada, tem uma fadiga no dia a dia, e ela pode ou não estar associada a distúrbios do humor, como ansiedade, depressão e alguns distúrbios também de esquecimento, alterações de memória”, explica Regina Adalva, reumatologista da Unidade do Sistema Musculoesquelético do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS/Ebserh).
Foco no paciente
Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a fibromialgia não causa deformidades ou sequelas permanentes nas articulações e nos músculos. Por isso, o tratamento é focado, principalmente, em abordagens não medicamentosas. Nesse contexto, o paciente assume um papel ativo na busca por qualidade de vida, com destaque para a prática regular de atividades físicas.
No Hospital Universitário, o acompanhamento é feito de forma integrada, atuando em três frentes: ajuste medicamentoso ambulatorial, psicoterapia e terapia cognitivo-comportamental. A atuação da psicologia tem eficácia comprovada na literatura médica e se mostra tão importante quanto os exercícios e os medicamentos. O ideal, portanto, é adotar esse modelo de tratamento baseado na tríade de cuidados.
Sobre a Ebserh
O HU-UFS faz parte da Rede Ebserh desde outubro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação: Elizabeth Souza, com revisão de Danielle Campos, e adaptado por Diego Martin
Coordenadoria de Comunicação Social – Ebserh