Notícias
COMEMORAÇÃO
Celebração do Dia Internacional da Mulher é marcada por homenagem e apresentação musical no HC
Em clima de celebração, o hall da portaria 1 do Hospital das Clínicas da UFPE se transformou em um cenário de homenagem para o Dia Internacional da Mulher, na manhã desta sexta-feira (8). A cerimônia desta data simbólica convidou a todos para refletir sobre a luta histórica das mulheres, a desigualdade social e a violência enfrentadas por elas no Brasil e no mundo. Com o tema “Cuidando de si e de todas: o cuidado com a saúde mental de nós, mulheres”, a iniciativa marca o início de uma série de ações organizadas para ocorrer ao longo do mês, que vai incluir oficinas de acolhimento, sensibilização e conscientização nas Enfermarias de Ginecologia e Obstetrícia.
Ao abordar temas como desigualdade de gênero e criação dos filhos, chefe da Divisão de Gestão de Pessoas (DivGP) do HC-UFPE, Lenita Almeida Amaral, refletiu sobre sua própria família, composta majoritariamente por mulheres, e sobre sua educação, que sempre a incentivou a estudar e buscar independência financeira. "Mudar a sociedade depende das famílias. Não podemos educar nossas filhas para o trabalho de casa, enquanto nossos filhos ficam na sala esperando que sejam servidos. Temos muito que melhorar na sociedade", disse.
O gerente administrativo (GAd), Wagner Cordeiro, destacou a necessidade do combate à violência, ao assédio e à desigualdade social. "Enquanto homem na sociedade, não basta não ser machista ou não ser violento, é necessário combater isso no dia a dia. São as mulheres que movem o mundo, não só no gestar, parir ou cuidar, mas na diferença que fazem pra sociedade", ressaltou.
Já a gerente de Ensino e Pesquisa, Claudia Marques, destacou a pouca ocupação da mulher em cargos de liderança na sociedade, o julgamento desbalanceado entre os gêneros e a disparidade salarial entre homens e mulheres. "Queremos flores e parabéns, mas também queremos conseguir a igualdade de trabalho. Precisamos buscar o nosso lugar", ponderou.
A atividade foi concluída com uma performance musical do grupo formado por Vivyane de Paula, da Unidade Cardiovascular do HC, Alexandre Lima Cerqueira e Alysson Oliveira, ambos servidores da UFPE. O repertório incluiu canções como "Maria Maria", de Milton Nascimento, "Toda forma de amor", de Lulu Santos, e "Emoções", de Roberto Carlos. "O Dia Internacional da Mulher contempla a luta de todas nós mulheres para alcançar um lugar na sociedade para sermos bem vistas e aceitas sem discriminação, preconceito e nenhum tipo de ataque ou ofensa. Então, para mim, é muito importante estar aqui hoje representando todas as mulheres com essa apresentação", contou Vivyane.
Sobre a Ebserh
O Hospital das Clínicas da UFPE faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.