Notícias
CELEBRAÇÃO
Ações marcarão o Dia Internacional da Mulher no HC nesta sexta (8) e ao longo do mês de março
O Dia Internacional da Mulher contará com uma série de ações no Hospital das Clínicas da UFPE não só no 8 de março, data em que se celebra a efeméride, mas também ao longo de todo o mês, tendo como tema central “Cuidando de si e de todas: o cuidado com a saúde mental de nós, mulheres”. Abrindo a programação, nesta sexta (8), a partir das 8h30, haverá apresentação musical, na portaria 1. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Ao longo do mês, haverá oficinas de acolhimento, sensibilização e conscientização nas Enfermarias de Ginecologia e Obstetrícia. As atividades serão realizadas com as pacientes liberadas clinicamente, com as suas acompanhantes e profissionais da assistência. “Na ocasião, serão entregues folders que fazem uma provocação sobre o papel de ‘cuidadora’ que a mulher assume e até que ponto isso reverbera em sua saúde mental e no seu bem-estar”, explica a chefe do serviço de capacitação da Unidade de Desenvolvimento de Pessoas (UDP) do HC, Emanuelle Noberto.
No dia 26, haverá uma oficina destinada às profissionais do HC, das 14h às 16h, na sala Residente Hely José Farias Neto, por meio de inscrição (link será divulgado em breve). No dia seguinte, às 9h, no Anfiteatro 1 do HC será realizada uma mesa de diálogo com aspectos referentes ao tema central do evento com a presença de especialistas e destinado às profissionais do hospital.
O Dia Internacional da Mulher é uma ocasião para refletir sobre a desigualdade e violência enfrentadas pelas mulheres no Brasil e no mundo. “É um momento crucial para desafiar o silenciamento que perpetua e normaliza tais desigualdades e violências, bem como para reconsiderar nossas atitudes e nos esforçar na construção de uma sociedade livre de disparidade e preconceitos de gênero”, explica Emanuelle Noberto.
Sobre a Ebserh
O Hospital das Clínicas da UFPE faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Moisés de Holanda, com revisão de Danielle Campos