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GESTÃO
Complexo Hospitalar da UFC realiza visita técnica para aprimorar fluxos de coleta de exames
Fortaleza (CE) – Uma das ferramentas de gestão mais eficientes é a troca interinstitucional de conhecimentos e de experiências. Assim como o Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh (CH-UFC) é um celeiro de ensino, as visitas técnicas a outros centros também são enriquecedoras para seus dois hospitais. Pensando nisso, membros do Grupo de Trabalho (GT) para o "Uso Racional de Exames" do CH-UFC, fizeram uma visita ao Espaço Saúde Unimed Fortaleza para realizar um benchmarking externo no dia 20 de março.
O objetivo era conhecer as práticas e processos adotados pela instituição, que resultam na redução do tempo de espera para coleta ambulatorial de exames laboratoriais. Na visita, Ila Fernanda Nunes Lima (chefe da Unidade de Laboratório de Análises Clínicas do HUWC); Renata Cordeiro Arruda Uchoa (chefe do Setor de Diagnóstico Terapêutico do HUWC) e Luany Elvira Mesquita Carvalho (médica hematologista, responsável técnica da Unidade de Hemoterapia do CH-UFC) foram recebidas por Karla Dayane Brito, coordenadora do Espaço Saúde Unimed.
Alguns pontos de melhoria identificados incluem a agilidade no atendimento por meio de inovações tecnológicas, como a solicitação de exames online, eliminando o cadastro manual no dia da coleta, o uso de totem para registro de atendimento, a consolidação da pesquisa de satisfação do cliente, o monitoramento de indicadores e a gestão de mão de obra conforme a demanda em tempo real.
Na ocasião, foi evidente que a utilização da tecnologia acelera o atendimento, melhorando a experiência do cliente. Embora o Hospital Universitário Walter Cantídio e a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand ainda não tenham as mesmas ferramentas tecnológicas, reconhece-se que a solicitação de exames ambulatoriais diretamente em um sistema informatizado pode economizar tempo e trabalho, por isso o fluxo de solicitação de exames nos hospitais é abordado pelo GT desde 2023 e está sendo construído por uma equipe multidisciplinar um plano de ação para se conseguir melhorias contínuas nos resultados. Passo a passo, a evolução é contínua, sempre em busca de oferecer os melhores serviços aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no Complexo.