Notícias
AVANÇOS
CH-UFC apresenta balanço de melhorias na infraestrutura entre 2024 e 2025
Fortaleza (CE) - O Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (CH-UFC), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou uma série de melhorias de infraestrutura entre 2024 e 2025, reforçando o compromisso com a segurança, a eficiência e a qualidade dos serviços prestados à população. Ao todo, as intervenções contemplaram consultórios, salas de aula e unidades administrativas no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e na Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (Meac).
A gerente Administrativa, Rochelle Souza, destacou que essas melhorias expressivas nos últimos 18 meses são reflexo de uma gestão planejada e sustentável, priorizando adequações que solucionam gargalos históricos e fortalecem a infraestrutura hospitalar. Segundo ela, a destinação dos recursos do PROSUS foi essencial para viabilizar intervenções em áreas estratégicas e promover impacto direto na qualidade da assistência, do ensino e da pesquisa. “Esse esforço se traduz na modernização de espaços assistenciais, na adequação de ambientes de apoio e na melhoria das condições de trabalho para as nossas equipes. Cada ação foi pensada para assegurar que os recursos públicos fossem aplicados com responsabilidade, transparência e foco no resultado”, ressaltou.
Segundo Carlos Alberto, chefe da Unidade de Infraestrutura, as melhorias foram conduzidas seguindo os protocolos de segurança e minimizando interferências nas rotinas assistenciais. “As adequações de melhorias foram planejadas em conjunto com a gestão do CH-UFC, considerando as necessidades dos diversos serviços da instituição. As ações priorizam o cumprimento das normas técnicas, a melhoria dos fluxos de trabalho e o remanejamento de unidades e setores”.
Consultórios modernizados
Entre as intervenções de maior destaque estão os consultórios da área da Cardiologia do HUWC. Antes, os dois consultórios de ecocardiograma ocupavam 32 m² e o serviço de Pulsoterapia funcionava em uma área de 27 m². Com a reforma, iniciada em maio de 2024 e finalizada em agosto do mesmo ano, os serviços foram ampliados, totalizando 59 m² com quatro consultórios modernos, equipados com porcelanato, portas de correr, lavatórios com granito, ar-condicionados, cortinas novas, películas nas janelas, paredes de gesso e novas pinturas, inclusive com tema infantil. Ainda em maio de 2024, melhorias foram realizadas na sala de aula da Cardiologia, proporcionando ambiente mais confortável para os residentes
O serviço de Ergometria, que ocupava 33 m², também foi reorganizado. Com a conclusão dos serviços em setembro de 2024, o espaço passou a contar com layout funcional, conforme indicou Carlos Alberto, com salas separadas por paredes de gesso, circulação adequada, vestiário, espaço para secretaria e embutimento das instalações elétricas, além de lavatórios individuais e pintura temática
Também foram realizadas intervenções em três salas do Ambulatório do Adolescente da Meac em 2025, substituindo divisórias por paredes, forros e portas de gesso com isolamento acústico. Também foram realizadas melhorias nas instalações elétricas e substituição das luminárias. Segundo Danila Oliveira, chefe da Unidade de Ambulatório da Meac, as intervenções favorecem o atendimento mais confortável e seguro para as pacientes. “Com a reforma, foi viabilizado o isolamento acústico de algumas salas o que vai melhorar significativamente a qualidade da assistência promovendo a humanização e garantindo a privacidade das informações”, explicou.
Espaços administrativos
Outras melhorias estruturais mais recentes envolveram a reorganização dos espaços da Unidade de Patrimônio (UPAT) e da Unidade de Almoxarifado e Controle de Estoques (UACE) na Meac. Antes da mudança, a UPAT funcionava em uma área localizada dentro das dependências da UACE. Em comum acordo, o depósito externo da UACE foi cedido para a UPAT, enquanto a área interna que pertencia à UPAT passou a ser utilizada pela própria UACE. “Com essa reorganização, o fluxo tornou-se mais funcional e seguro para os dois serviços, otimizando o trabalho das equipes e o controle de materiais”, detalhou Carlos Alberto. O chefe da UPAT, Everardo Alves, confirmou que essa medida solucionou essa demanda antiga de desmembrar fisicamente as duas Unidades e “proporcionou mais conforto aos colaboradores da Unidade e melhorou a acessibilidade”.
A Ouvidoria também passou por um processo de ampliação e reestruturação, com novas salas na Meac, no HUWC e nas Policlínicas Especializadas (Ilhas). Na Meac, também foram inauguradas as novas salas da Unidade de Comunicação Regional (UCR 4), da Unidade de Reportagem (URE), da Unidade de Imprensa e Informação Estratégica (UNIIE) e Eventos, da Mecanografia, do Cartório, de Vacina e Medicação, da Agência Transfusional e para nutricionistas, além de uma nova sala para a Unidade Multiprofissional (UMulti). Para Cristina Alves, chefe da UMulti, as melhorias impactaram diretamente a rotina de trabalho e a qualidade do ambiente: “Ficou maravilhosa a nossa sala. Estamos com uma estrutura excelente, ampla e que nos permite realizar reuniões e atendimentos de forma mais tranquila e produtiva”, destacou ela.
Novo Lactário
Concluindo as melhorias deste período, em setembro de 2025, houve a inauguração do novo lactário da Meac. O espaço, onde são armazenados e distribuídos leite humano e fórmulas lácteas, unifica os antigos lactários 1 e 2, que ficavam no primeiro andar, em um ambiente com área total de 25,37 m², localizado no térreo, em frente ao Refeitório.
Sobre a Ebserh
O CH-UFC faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Marília Rêgo
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh