Notícias
MELHORIAS
Meac inaugura novo lactário
A Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (Meac), do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (CH-UFC), que é vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), inaugurou, na última quinta-feira (4), o seu novo lactário. O espaço unifica os antigos lactários 1 e 2, que ficavam no primeiro andar, em um ambiente com área total de 25,37 m², no térreo, em frente ao Refeitório, local onde foi realizada a cerimônia oficial de entrega. O novo lactário oferece ainda mais segurança e eficiência no preparo, armazenamento e distribuição de fórmulas lácteas e leite humano. O serviço foi totalmente instalado e passou a funcionar em sua nova estrutura nesta terça-feira (9).
Conforme destacou o gerente de Atenção à Saúde da Meac, Edson Lucena, o espaço representa um avanço importante no cuidado neonatal. Projetado com base nas melhores práticas clínicas e sanitárias, o lactário oferece “condições ideais de higiene, controle de qualidade e segurança, fundamentais para a manipulação e o preparo de fórmulas e dietas lácteas destinadas aos recém-nascidos”. Ainda segundo ele, em uma Maternidade terciária, que recebe diariamente recém-nascidos graves e prematuros, a existência de um lactário adequado é um pilar essencial da assistência, “reafirmando o compromisso da Meac em oferecer um cuidado seguro, humanizado e de excelência para os bebês e suas famílias”, concluiu.
A nova localização do serviço, agora mais próxima da equipe de nutricionistas, favorece a integração, reduz os riscos de contaminação e garante mais segurança alimentar. Segundo a chefe da Unidade de Produção e Distribuição de Refeições (UPDR), Moema Santana, “essa mudança estratégica facilita o fluxo de trabalho, otimiza o tempo das equipes e melhora a logística de distribuição das dietas”, afirmou. Moema acrescentou que haverá capacidade para manipular cerca de cinco mil litros de leite humano e fórmulas infantis por mês. “Esse novo espaço é mais do que uma adequação física, é o reflexo do nosso compromisso contínuo com a qualidade do cuidado, a humanização do atendimento e o rigor no cumprimento das normas sanitárias, sempre com foco na segurança e no bem-estar dos nossos pacientes”, ressaltou.
De acordo com o chefe da Unidade de Infraestrutura do CH-UFC, Carlos Alberto Oliveira, a estrutura inclui recursos como um sistema de exaustão com pressão negativa na área de lavagem, pintura epóxi (recomendada para ambientes hospitalares estéreis), guichês de controle de fluxo entre áreas suja e limpa, visor de acompanhamento para as nutricionistas e piso em porcelanato que oferece um melhor acabamento estético.
A cerimônia de inauguração contou com a presença de gestores e profissionais da instituição. Participaram da mesa solene, além de Edson Lucena, Moema Santana e Carlos Alberto Oliveira, a gerente Administrativa, Rochelle Souza, e a nutricionista Julyanne Frota.
Sobre a Ebserh
O CH-UFC faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Marília Rêgo
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh