Notícias
16 de março
Dia do Ouvidor é comemorado com lançamento de campanha
O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Humap-UFMS/Ebserh-MEC) lança nesta terça-feira (16/03), data em que se comemora o Dia do Ouvidor, uma campanha para colaboradores, pacientes e acompanhantes compreenderem qual o papel da Ouvidoria, sua importância e quais os canais de manifestação. Folders explicativos serão divulgados nos fundos de tela dos computadores, emails, redes sociais do Humap e cartazes afixados no hospital.
"O trabalho da Ouvidoria torna a administração pública mais eficiente e transparente, e seus agentes mais responsáveis em suas decisões. Buscamos constantemente um ponto de equilíbrio e agimos de forma imparcial, de modo a favorecer o exercício do diálogo. Busca-se, em verdade, intermediar da melhor forma possível a comunicação entre os envolvidos, fortalecendo o elo entre os cidadãos e a Rede Ebserh, em nosso caso, com vistas a aperfeiçoar os serviços públicos prestados através da legítima participação social", explica o chefe da Ouvidoria do Humap, Diego Rezende.
Nesta semana, de 15 a 19 de março, a Ouvidoria-Geral da União está promovendo uma série de eventos em comemoração ao Dia do Ouvidor. Na “Prosa de Ouvidoria” haverá rodas de conversa virtuais ao vivo, com a participação de autoridades e especialistas. A “Prosa de Ouvidoria” será transmitida pelo canal da Controladoria-Geral da União (CGU) no YouTube (cguoficial), de segunda a sexta, das 17h às 18h30. A participação é gratuita e aberta a qualquer interessado, não sendo necessária inscrição prévia.
A Ouvidoria do Humap compõe a Rede Nacional de Ouvidorias dos Hospitais Universitários Federais (RNOHUF), formada por 39 ouvidorias, incluindo a Ouvidoria-Geral, que é a responsável pela coordenação de toda a rede.
A Ouvidoria do Humap é uma instância de participação e controle social, responsável por interagir com os usuários, com o objetivo de aprimorar a gestão do hospital e melhorar os serviços oferecidos.
Cabe à Ouvidoria receber as manifestações - reclamações, denúncias, solicitações, sugestões e elogios - dos(as) usuários(as) e analisar, orientar e encaminhar às áreas responsáveis pelo tratamento ou apuração do caso, mantendo o(a) demandante sempre informado(a).
A Ouvidoria também produz relatórios, visando à solução do problema apontado pelos(as) usuários(as), apresentando alternativas e sugestões para a melhoria do serviço e sinalizando situações irregulares dentro do Humap.
Podem utilizar os serviços da Ouvidoria do Humap os usuários(as) externos(as): pacientes, acompanhantes e outras pessoas que busquem os serviços da instituição, e os usuários(as) internos(as): funcionários(as), professores, estudantes, etc...
Quando procurar a Ouvidoria?
- Após ter dialogado diretamente com os setores do hospital, sem obter êxito. É preferível que a Ouvidoria não seja a 1ª instância de diálogo.
- Ao ter conhecimento de alguma irregularidade ou infração à legislação ou normas internas do Humap;
- Quando perceber que algum direito lhe foi negado ou desrespeitado;
- Sempre que desejar apresentar sugestões para a melhoria dos serviços e atendimento e/ou desejar registrar elogios a qualquer unidade, serviço ou trabalhadores(as).
Qual o prazo de resposta?
O prazo do decreto 9.492/2018 é de 30 (trinta) dias, podendo ser prorrogado por mais 30 (trinta), mediante justificativa da área competente.
Segundo o Decreto 9.492/2018, apenas reclamações e denúncias poderão ser registradas de maneira anônima. Nesses casos, você não receberá resposta conclusiva!
Não se preocupe: seus dados ficarão restritos à Ouvidoria.
Como ter acesso à Ouvidoria?
Plataforma Fala.BR: https://falabr.cgu.gov.br
Plataforma integrada nacional de Ouvidoria e acesso à informação. É uma junção dos sistemas de Ouvidoria e de acesso à informação.
E-mail: ouvidoria.humap@ebserh.gov.br
Caixas de Manifestações: Disponíveis nas enfermarias, ambulatórios e principais recepções.
Presencial: de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 11h30 e das 13h às 17h.
Telefone: (67) 3345-3380
Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.