Galeria de Imagens
ON-COLLAB
Workshop internacional sobre pesquisa em oncologia destaca o potencial da Ebserh para a condução de estudos clínicos
Atibaia (SP) – Fomentar um ambiente sustentável e colaborativo para discutir desafios e oportunidades de interesse em saúde pública, tendo a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) como rede de pesquisa de referência. Essa é uma das propostas do ON-COLLAB Brasil - Workshop Internacional de Métodos de Pesquisa em Oncologia, que teve início no último sábado (6).
A abertura do evento contou com mediação do coordenador de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica em Saúde da Ebserh, Felipe Roitberg, e com participação da diretora de Ensino, Pesquisa e Inovação, Cristiane Melo, da diretora de Atenção à Saúde, Lumena Furtado, da consultora técnica da Coordenação-Geral de Pesquisa Clínica do Ministério da Saúde, Karla Waldrich, e do diretor-geral do Hospital Central de Maputo e ex-diretor nacional de Saúde Pública do Ministério da Saúde de Moçambique, Mouzinho de Assunção Saíde.
“Este workshop vem sendo planejado desde 2023 e possui um caráter inédito no país, possibilitando o fortalecimento dos projetos de pesquisa clínica em oncologia. Por envolver instituições parceiras e pesquisadores de vários países, o evento é um marco nesta área para a Rede Ebserh”, ressaltou Cristiane Melo.
Colaboração para a inovação na pesquisa oncológica
Promovido pela Ebserh e pelo Ministério da Saúde, o evento é voltado para profissionais com formação prévia ou em andamento em oncologia e áreas afins, bem como pesquisadores em fase inicial ou intermediária de carreira, com atuação no Brasil, demais países da América Latina e nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOPS).
Com apoio institucional da American Society of Clinical Oncology (ASCO), uma das principais instituições globais na área da oncologia, e da Nature Reviews Clinical Oncology, integrante do portfólio de periódicos Nature Reviews, o ON-COLLAB reúne especialistas vinculados a instituições de ensino mundialmente prestigiadas. Durante os dias de imersão, os mentores estão colaborando com o desenho e implementação de ensaios clínicos, desenvolvimento de protocolos e integração de resultados de pesquisa na prática clínica, com foco em intervenções viáveis.
“A parceria com a Ebserh para este projeto trará resultados muito positivos para o SUS e para a Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde, incorporando as oportunidades geradas por meio da pesquisa clínica oncológica, com apoio de pesquisadores de alto nível”, destacou a consultora técnica do Ministério da Saúde, Karla Waldrich.
O workshop internacional segue até o dia 10 de dezembro, período em que os participantes poderão assimilar evidências adicionais, debater desafios e oportunidades, bem como aprimorar a escrita de protocolos por meio de feedbacks dos especialistas.
“O cuidado oncológico é uma prioridade para a Rede Ebserh e este evento é crucial. Para a qualificação deste cuidado - desde a entrada do paciente, passando pela navegação, até à saída -, o contato em rede é fundamental para que tenhamos pesquisas de qualidade que nos ajudem a pensar no processo integral, não só na Ebserh, mas no Brasil e no mundo”, pontuou a diretora de Atenção à Saúde da Ebserh, Lumena Furtado.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh