Galeria de Imagens
AVANÇOS
Tomógrafo de mais de R$ 2.3 milhões dobra capacidade de atendimento do Hospital da Rede Ebserh em Belém (PA)
Equipamento de última geração permitirá, pela primeira vez no HUJBB, a realização de angiotomografia de coronárias, exame fundamental para o diagnóstico de doenças cardíacas.
Belém (PA) – O Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), integrante do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (CHU-UFPA) e vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), adquiriu um novo equipamento de tomografia computadorizada de última geração. Com a aquisição, o hospital amplia a capacidade de diagnóstico por imagem, oferecendo exames mais rápidos e passando a disponibilizar, pela primeira vez, exames de angiotomografia das artérias coronárias aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
O novo equipamento é capaz de realizar uma ampla variedade de exames, incluindo tomografias de tórax, abdômen, crânio, pelve e outras regiões anatômicas, além de angiotomografias — um exame de imagem avançado utilizado para avaliar o fluxo sanguíneo, possibilitando a detecção de obstruções, aneurismas, dilatações e outras alterações relacionadas à circulação sanguínea.
Este é o segundo tomógrafo do HUJBB. A aquisição também beneficia os pacientes atendidos pelo Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS), que integra o CHU-UFPA. Com o novo aparelho, a expectativa e realizar até 1600 exames por mês, dobrando a capacidade atual do hospital. O equipamento custou R$ 2.391.428,79, com recursos oriundos da Ebserh.
Segurança para o paciente
O novo equipamento de tomografia computadorizada instalado no HUJBB é de última geração, com 80 canais, fabricado pela Canon Medical Systems, e traz importantes avanços tecnológicos para o diagnóstico por imagem. “O modelo Aquilino Prime SP TSX- 303B utiliza tecnologia de dupla energia, ou seja, dois espectros de raios X diferentes são aplicados para obter imagens da mesma região anatômica. Isso permite uma caracterização mais detalhada dos tecidos, fundamental para diagnósticos mais precisos”, explicou Leonardo Rodrigues, chefe substituto da Unidade de Diagnóstico por Imagem (UDI).
Segundo ele, outro diferencial é a presença da tecnologia de inteligência artificial (AICE) voltada para a reconstrução das imagens, de modo a reduzir o ruído e aumentar o sinal gerado para fornecer imagens mais nítidas, claras e com menor dose de radiação para o paciente.
O novo tomógrafo representa um importante avanço não apenas para os pacientes do SUS, mas para a capacitação de profissionais, estudantes e residentes formados pela instituição. “Esse equipamento amplia significativamente a nossa possibilidade de diagnóstico por imagem, permitindo exames mais rápidos, com maior precisão e menor dose de radiação. A inclusão da angiotomografia de coronárias, por exemplo, é um marco para o hospital, já que passamos a oferecer um exame fundamental para a avaliação de doenças cardíacas, até então indisponível na unidade”, destacou o profissional.
Tanto a equipe de técnicos em radiologia quanto a equipe de enfermagem da UDI do HUJBB passaram por treinamento com o especialista da Canon, realizado entre os dias 21 e 25 de julho de 2025. “O objetivo da capacitação foi preparar os profissionais para utilizar todos os recursos disponíveis no novo tomógrafo, garantindo a obtenção de imagens de qualidade e a redução da radiação no paciente“, completou Rodrigues.
Sobre a Ebserh
O CHU-UFPA faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Elenita Araújo
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh