Notícias
ANIVERSÁRIO
Saúde Digital é destaque na abertura das comemorações pelos 97 anos do HC-UFMG
Mais de 200 pessoas participaram da solenidade em comemoração ao aniversário do HC-UFMG e do Centro de Telessaúde
Belo Horizonte (MG) – O Hospital das Clínicas da UFMG, um dos maiores centros de saúde de Minas Gerais, comemora 97 anos. A programação oficial foi aberta nesta terça (19), em solenidade na Faculdade de Medicina. Desta vez, a celebração foi em dose dupla: o Centro de Telessaúde (CTS) do HC-UFMG, criado com o objetivo de reduzir barreiras geográficas e aproximar pacientes e profissionais de saúde, independentemente da localização, completa duas décadas com atuação em 14 estados brasileiros e mais de 1.400 municípios. O HC-UFMG é um dos 45 hospitais universitários federais da Rede Ebserh.
Autoridades do campo da saúde pública, do ensino, da pesquisa, da extensão e da saúde digital, além de trabalhadores, docentes, estudantes e comunidade participaram do evento.

Por vídeo, o presidente da Rede Ebserh, Arthur Chioro, renovou o compromisso da estatal em trabalhar para que o HC-UFMG continue fazendo a diferença em saúde, ensino pesquisa e inovação. “São 97 anos de uma história de assistência de alta qualidade, de formação de recursos humanos altamente qualificados para o SUS, de pesquisa, de ensino e de vinte anos de telessaúde. O HC-UFMG é, de fato, referência para Minas Gerais, para o Brasil e para as Américas e isso precisa ser muito comemorado”, afirmou.
O superintendente do HC-UFMG, Alexandre Rodrigues Ferreira, ressaltou a importância da instituição na construção do sistema de saúde brasileiro. “Somos um hospital universitário, 100% SUS, formador de profissionais de saúde por meio de cursos de graduação, estágios e programas de residência, contribuindo com nosso sistema de saúde com assistência de qualidade, inovações tecnológicas e produção de conhecimento e hoje uma das principais referências de telemedicina em todo o país”, disse.
Tecnologia sem fronteiras
A saúde digital norteou as duas palestras do evento. A secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad, explicou o funcionamento do “Programa Agora Tem Especialistas”, que, em parceria com a Ebserh, visa reduzir o tempo de espera na fila de consultas e procedimentos especializados, destacando o componente digital do projeto.
“Os núcleos de telessaúde que temos no país, a maioria em hospitais públicos, fazem com que tenhamos uma expertise e uma capacidade de responder rapidamente, o que nos permite redesenhar e unificar as iniciativas de telessaúde aproveitando toda essa capacidade e conhecimento acumulado”, disse a gestora. Ainda durante sua fala, ela destacou os 11 milhões de teletrocardiogramas ofertados ao SUS pelo Centro de Telessaúde do HC-UFMG.
Para o coordenador de Projetos do Centro de Telessaúde do HC-UFMG, Antonio Luiz Pinho Ribeiro, o Centro é a versão externa do hospital. “Penetramos no Brasil profundo, nos sertões de Minas, nas populações ribeirinhas das cidades mais pobres de Pernambuco, da Bahia. Levamos o nome da Universidade para locais distantes, oferecendo serviços de saúde de qualidade para pessoas que precisam por meio da tecnologia”, disse.
O Centro de Telessaúde realizou, até junho deste ano, 7.641 telediagnósticos em espirometria, exame necessário para detecção de doenças pulmonares, além de 1.187.947 telediagnósticos em eletrocardiografia e mais 2.891 teleconsultorias.
Sobre a Ebserh
O HC-UFMG faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Reportagem: Luna Normand, com edição de Danielle Campos
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh