Notícias
HU-Univasf
Investimentos de mais de R$ 1,7 milhão permitem a Hospital da Ebserh em Petrolina (PE) adquirir ventiladores pulmonares e aparelhos de ar-condicionado
Melhorias são resultado de investimentos próprios e do apoio via emendas parlamentares.
Petrolina (PE) – O Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf/Ebserh) recebeu dez novos ventiladores pulmonares, além de cem novos aparelhos de ar-condicionado. Os novos dispositivos representam um investimento total de mais de R$ 1,7 milhão, com verbas próprias e por meio de emendas parlamentares.
A modernização dos equipamentos para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) possibilita a oferta de melhor ventilação protetora pulmonar para pacientes, bem como a monitorização avançada do pulmão e ferramentas de diagnóstico, enquanto o reforço na climatização dos ambientes trará maior conforto em função da elevação da temperatura prevista para os próximos meses.
De acordo com o chefe da Divisão de Gestão do Cuidado e Apoio Diagnóstico e Terapêutico, Fabrício Olinda, o HU-Univasf está incorporando ventiladores pulmonares de ponta, com tecnologia avançada para pacientes críticos. Além dessa qualificação, a ampliação do parque tecnológico da UTI vai possibilitar o compartilhamento dos ventiladores atuais com outras áreas assistenciais, entre elas a Sala de Emergência e a Sala de Cuidados Intermediários.
“Os novos equipamentos favorecem modos ventilatórios avançados que permitem um melhor acompanhamento de informações em tempo real sobre o paciente, monitorizações avançadas e que consequentemente facilitam o melhor manuseio do ventilador para o paciente, possibilitando uma melhor qualidade e um menor tempo de uso do ventilador mecânico, porque a gente consegue fazer o processo de retirada do ventilador mecânico de uma forma mais segura, mais assertiva", ressaltou Fabrício.
O chefe do Setor de Engenharia Clínica, Carlos Henrique Melo, explica que a aquisição dos novos ventiladores foi resultado de um processo de gerenciamento de tecnologia médica baseado na análise do ciclo de vida do parque instalado. Segundo ele, a idade média dos equipamentos indicou a necessidade de substituição e a atualização visa garantir a aderência às diretrizes clínicas atuais e manter a capacidade operacional da UTI com segurança e eficiência.
“Os novos modelos incorporam tecnologias que representam um salto qualitativo relevante. Destacam-se os recursos de desmame automatizado, modos ventilatórios avançados e interface de operação mais intuitiva. Além do impacto direto na eficiência assistencial, esses diferenciais contribuem para a qualificação da formação prática dos profissionais de saúde em um ambiente de alta complexidade. A aquisição também posiciona a instituição como capaz de avançar para o conceito de Hospital 4.0, ao integrar dispositivos inteligentes, conectividade e suporte à decisão clínica em tempo real", detalhou Carlos Henrique Melo.
Sobre a Ebserh
O HU-Univasf faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh