Galeria de Imagens
HC-UFTM
Obras de modernização e adequação de serviços de mais de R$ 8 milhões são inauguradas pelo Hospital da Rede Ebserh em Uberaba (MG)
Uberaba (MG) – O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), inaugurou nesta terça-feira, 1º de julho, as novas instalações da farmácia hospitalar, do serviço de nutrição e dietética, da nutrição clínica, do refeitório e do almoxarifado. As áreas passaram por reforma e modernização que contemplaram 1.200 m² e demandaram um investimento de R$ 8.086.085,00, oriundos de recursos descentralizados pela estatal. A cerimônia contou com a presença de autoridades da universidade, da Ebserh, da gestão hospitalar.
Em vídeo exibido durante o evento, o presidente da Ebserh, Arthur Chioro, destacou a relevância da entrega. “Hoje é um dia muito importante para a Universidade Federal do Triângulo Mineiro, para o nosso Hospital de Clínicas, que é a entrega do serviço de nutrição e dietética, da farmácia hospitalar e do almoxarifado. Foram 8 milhões de reais investidos nessas duas obras, que são essenciais para a continuidade do processo de melhoria da infraestrutura e das condições de ambiência do nosso hospital universitário”, afirmou.
O gerente administrativo do HC, Rodrigo Juliano Molina, ressaltou o simbolismo pessoal do momento e o impacto das melhorias para o cotidiano hospitalar. “Nós estamos em inauguração desses serviços que já compunham o nosso HC, mas hoje de uma forma um pouco mais moderna”, afirmou. Ele relembrou sua trajetória como ex-aluno, residente e médico da instituição desde 2005, e, agora, como gestor. “Sempre desejei que os profissionais da farmácia tivessem um ambiente propício e seguro para suas atividades. E o mesmo vale para a cozinha e o refeitório, que não tinham estrutura digna para acolher as pessoas que produzem e servem as refeições dos nossos pacientes.”
Segundo Rodrigo, a reforma foi possível graças ao esforço coletivo de diversas áreas do hospital, com apoio fundamental de servidores e empresas envolvidas na execução da obra. Ele destacou que os novos ambientes foram planejados para garantir segurança, dignidade e eficiência nos processos cotidianos, além de refletirem um compromisso com o bem-estar dos trabalhadores.
A superintendente do HC, Luciana de Almeida Silva Teixeira, destacou a importância de se valorizar as conquistas institucionais. “Vivemos muitos momentos em que a gente se angustia e trabalha junto para resolver problemas, e às vezes celebra pouco. Às vezes a gente precisa de uma solenidade para celebrar. E aqui é um convite para que a gente celebre mais as nossas conquistas”, disse.
Para ela, o esforço coletivo foi determinante para a entrega. “Essas obras melhoram a qualidade de trabalho do colaborador e impactam diretamente na experiência do paciente, que vai receber uma refeição mais adequada ou uma medicação de forma mais assertiva. Isso tudo é reflexo de um trabalho em engrenagem, conjunto, fruto também de cobranças e de uma inconformidade saudável com aquilo que precisa melhorar.”
A vice-reitora da UFTM, Meire Soares Ataíde, reforçou a necessidade de continuidade dos investimentos, considerando a estrutura física do hospital. “A gente sabe que o HC é uma planta de 1970, construída no final dos anos 70 e começo dos anos 80. Para 2025, falta muita coisa. São adequações e mudanças que precisam acontecer para melhorar o patamar”, afirmou. Ela também celebrou a parceria com a Ebserh e pediu paciência aos profissionais diante do volume de obras em curso. “Essas reformas não são para mim nem para a equipe que está aqui. Elas são para vocês, servidores, que precisam trabalhar num lugar melhor.”
Sobre a Ebserh
O HC-UFTM faz parte da Rede Ebserh desde janeiro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Felipe Monteiro, com colaboração de Ana Luiza Cassimiro
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh