Galeria de Imagens
Hucam-Ufes
Descarte de resíduo hospitalar é tema de jogo eletrônico divulgado pela unidade da Rede Ebserh em Vitória (ES)
Vitória (ES) – O Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes, da Universidade Federal do Espírito Santo (Hucam-Ufes), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), está promovendo uma campanha educativa sobre o descarte correto de resíduos hospitalares. A ação é realizada pelo Setor de Hotelaria e usa como ferramenta um jogo online (ACESSE AQUI). O game traz perguntas e desafios que envolvem os diferentes tipos de resíduos. O objetivo é orientar, de forma interativa, sobre como fazer o descarte correto no ambiente hospitalar.
Desenvolvimento colaborativo
A iniciativa é resultado da interação entre o Hucam, a Ufes e o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) da Serra, por meio do Laboratório Modelo de Projetos de Extensão (Lampex). “Sentimos a necessidade de retomar treinamentos sobre resíduos hospitalares e criar uma campanha educativa que fosse voltada para a realidade local. Queríamos abordar aspectos identificados no dia a dia, principalmente relacionado ao descarte de resíduos, além de envolver os profissionais de Enfermagem neste debate tão importante e complexo que é a hotelaria hospitalar”, explicou a enfermeira Bernadete Zandomênico, do Setor de Hotelaria do Hucam.
A partir dessa demanda, a equipe do Setor de Hotelaria procurou o Departamento de Enfermagem da Ufes, que abraçou a proposta. Foi o ponto de partida para a criação do projeto de extensão “Administração de serviços e sustentabilidade nos ambientes de atenção à saúde”. O projeto é coordenado pela professora Luciana de Cássia Nunes Nascimento e pela enfermeira Bernadete Zandomênico, com participação da professora Rita Inês Casagrande da Silva e de estudantes da graduação em Enfermagem.
“Uma das linhas de frente do projeto previa a necessidade de apoio tecnológico. Foi nesse momento que entrou a equipe do Ifes”, explicou a professora Rita. O jogo foi desenvolvido pelos estudantes, João Augusto Casagrande da Silva e Marllon Christiani Santos Ribeiro, do curso de Sistemas de Informação. Ambos fazem parte do Laboratório Modelo de Projetos de Extensão (Lampex). Também fazem parte do projeto as estudantes do curso de Enfermagem, Ana Júlia Gasparini Bianchi, Letícia Pinheiro Guimarães e Maria Eduarda Schultz Breda, e a enfermeira de Educação Continuada do Serviço de Higienização do Hucam, Lorena da Conceição Soares Prates Carlini.
“Nós desenvolvemos um site com uma série de perguntas para testar o conhecimento do usuário sobre o gerenciamento correto de resíduos”, contou João. O jogo pode ser acessado tanto em computadores quanto em celulares.
Descarte correto na palma da mão
No jogo, há perguntas sobre cinco grupos de resíduos: biológico, químico, comum, perfurocortante e reciclável. O desafio é responder adequadamente onde descartar cada tipo de resíduo hospitalar. O jogador ganha pontos cada vez que indica a lixeira correta, conforme o tipo de material a ser descartado.
Segundo João Casagrande, o processo de produção do jogo não foi simples, pois a equipe teve de aprender sobre o universo do gerenciamento de resíduos hospitalares e fazer a abordagem corretamente, além de focar em temas importantes para a equipe de Hotelaria. “Foram feitas reuniões com as equipes da Ifes e do Hucam/Ufes para ir aperfeiçoando o jogo; acolhemos propostas dos profissionais do hospital e chegamos ao resultado que está disponível hoje”, explicou o estudante. E acrescentou que o processo é dinâmico e novas adaptações podem ser feitas no jogo, enquanto as equipes identificarem necessidade.
Para os profissionais envolvidos, o game faz parte de um projeto maior, voltado à educação e ao engajamento das equipes. “Trata-se de um tema fundamental não somente para a comunidade hospitalar, mas para toda a sociedade, uma vez que o gerenciamento correto de resíduos atinge a todos, desde as unidades do hospital até as famílias beneficiadas com a reciclagem e toda a sociedade através da preservação do meio ambiente, devido ao tratamento correto de resíduo hospitalar”, acrescentou Rita Casagrande.
A chefe do Setor de Hotelaria do Hucam, Jackeline Frade Agrizzi, reforçou o caráter integrador e educacional da iniciativa. “A nossa meta é reforçar esta integração e promover treinamento sobre o manejo e descarte corretos de resíduos”, afirmou. A iniciativa vai ao encontro do Plano de Gerenciamento de Resíduos da Ebserh, que prevê iniciativas de educação permanente sobre o tema.
Além disso, o Hucam é um hospital de ensino e apresenta, a cada seis meses, a rotatividade dos estudantes dos vários cursos da área de saúde. “Essa demanda nos impõe o compromisso com o aperfeiçoamento contínuo para o manuseio e o descarte correto dos resíduos, contribuindo para a formação desses profissionais, tornando-os mais sensíveis à questão da sustentabilidade ambiental, social e econômica”, acrescentou a chefe do setor.
Os participantes destacam que o projeto trata da complexidade da hotelaria hospitalar, abordando temas essenciais para a qualidade dos serviços de saúde. Entre eles estão a higienização dos ambientes, a gestão de resíduos, o fornecimento de enxoval, o controle de pragas, a distribuição de alimentos e o transporte de pacientes. Segundo a equipe do Hucam, um setor de Hotelaria bem estruturado contribui para tornar o Hospital mais acolhedor, eficiente e sustentável, com profissionais capacitados para atuar nessas frentes.
Política Ambiental
A Estratégia 2024-2028 busca o atingimento de vinte e quatro Objetivos Estratégicos. Entre eles, destaca-se o de “Promover sustentabilidade ambiental e responsabilidade social em Rede”, que compõe o pilar Responsabilidade Ambiental, Social e Governança da estratégia.
Visando o atingimento desse Objetivo Estratégico foi lançada a nova Política Ambiental que trata das responsabilidades relacionadas à administração, proteção e conservação ambiental no âmbito da Ebserh, abordando os princípios da sustentabilidade como diretriz. Ela garante que todas as unidades hospitalares filiadas à estatal estejam em consonância em relação à ética ambiental, de forma responsável e monitorada.
Com o objetivo de auxiliar na conservação do meio ambiente, a política busca promover o desenvolvimento de uma cultura sustentável que inclua todos os trabalhadores e usuários da rede. Além disso, procura investir em ações de formação e educação ambiental para garantir a integração da sustentabilidade na tomada de decisões, planejamentos e na cadeira de valor, incluindo terceirizados e fornecedores.
Rede Ebserh
O Hucam-Ufes faz parte da Rede Ebserh desde abril de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Sinval Paulino, com revisão de Andreia Pires
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh