Galeria de Imagens
SAÚDE
Mutirão no HU-UFMA realiza 44 cirurgias ortopédicas
São Luís (MA) - O Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou, entre os dias 19 e 21 de março, 44 cirurgias durante o Mutirão de Ortopedia. A ação foi direcionada a pacientes que aguardavam na fila de espera para tratar patologias complexas no pé e no tornozelo.
O mutirão faz parte do programa Ebserh em ação-Mais Especialistas, uma parceria do Ministério da Saúde e da Rede Ebserh, que busca reduzir o tempo de espera da população por procedimentos assistenciais no Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, integra o projeto Pé na Estrada, uma iniciativa humanitária liderada pela Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé (ABTPé), que leva atendimento especializado a regiões distantes dos grandes centros urbanos.
No primeiro dia, foram realizados atendimentos ambulatoriais e discussões de casos clínicos. Nos dias seguintes, aconteceram as cirurgias, beneficiando 31 pacientes (42 pés e duas mãos). A equipe do HU-UFMA foi composta por oito médicos e uma equipe multiprofissional, além da colaboração de 22 especialistas voluntários de outros estados. Esta já é a sexta edição do projeto Pé na Estrada, que, nesta etapa, superou a marca de 200 cirurgias realizadas.
O cirurgião de pé e tornozelo José Antônio Veiga Sanhudo, ex-presidente da ABTPé e chefe do Departamento de Ortopedia e Traumatologia do Pé e Tornozelo do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre (RS), ressaltou a importância da iniciativa.
“Foram realizadas cirurgias para a correção de doenças que acometem o pé e tornozelo, atendendo desde crianças com deformidades congênitas até adultos com sequelas pós-traumáticas. Nosso objetivo é proporcionar alívio da dor e melhora na qualidade de vida desses pacientes. Além disso, promovemos o compartilhamento de conhecimento entre os membros da ABTPé e os colegas em formação, bem como com a equipe de ortopedia do hospital anfitrião”, afirmou.
Já o chefe do Serviço de Ortopedia do HU-UFMA, Sebastião Vieira, enfatizou o sucesso do mutirão. “A ação foi possível graças a uma grande mobilização do hospital e de todos os envolvidos. Todos estavam unidos com o propósito de cuidar da vida das pessoas quando mais precisam. Foi uma experiência extremamente proveitosa, tanto do ponto de vista assistencial quanto educacional. Uma oportunidade ímpar”, enfatizou.
A superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, enfatizou a relevância de projetos que visam a redução de filas. “É uma grande oportunidade para a população que necessita de atendimentos de saúde pelo SUS. Poder oportunizar um menor tempo de espera e levar qualidade de vida para essas pessoas é nossa prioridade. Graças a essas iniciativas foi possível ter um número expressivo de cirurgias em apenas dois dias”, concluiu.
Rede Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Danielle Morais
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh