Galeria de Imagens
HUJM-UFMT
Hospital da Ebserh em Cuiabá (MT) promoveu Jornada Temática para discutir construção coletiva de desafios do cotidiano hospitalar
Cuiabá (MT) – O Hospital Universitário Júlio Müller da Universidade Federal de Mato Grosso (HUJM-UFMT), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promoveu, na terça-feira (14), a primeira Jornada Temática do HUJM: integralidade e humanização no cuidado. O objetivo foi o de debater temas como regulação, preceptoria, o Plano Diretor Estratégico (PDE) e o perfil assistencial do HUJM. O evento ainda contou com posse simbólica do novo superintendente e gerentes
“A Jornada é fundamental como reconhecimento da história do hospital Júlio Muller, do que a unidade pode aprimorar dos desafios que estão dados em cada setor, a exemplo das escolas médicas, de enfermagem, cursos de graduação e pós-graduação, os pesquisadores. O evento nos traz a reflexão sobre como fazer com que o HUJM – dada a sua importância estratégica para o Sistema Único de Saúde (SUS) – possa cumprir efetivamente o seu papel como Hospital Universitário”, afirmou o presidente da Ebserh, Arthur Chioro.
De acordo com o superintendente do HUJM-UFMT, Reinaldo Gaspar, o evento teve como inspiração os diálogos e a construção coletiva apresentados na Jornada Ebserh. Nesse sentido, a Jornada local mobilizou a comunidade do hospital para organizar processos de trabalho, com foco na integralidade e humanização da assistência, além das atividades de regulação e preceptoria.
Segundo Gaspar, a ideia é ter jornadas a cada dois meses e fomentar um espaço permanente de debates em torno de temas que impactam na realidade hospitalar de modo que a chegada das soluções seja feita em conjunto.
“Pretendemos colocar os temas relevantes que foram apresentados para serem discutidos pelo servidor que está na ponta. Buscamos promover uma maior atividade democrática dentro do hospital. Queremos muito que todos tenham a oportunidade de se corresponsaiblizar pela atuação na assistência, ensino, pesquisa e colaborar de forma interdisciplinar para que possamos qualificar os serviços que prestamos à sociedade”, explicou Gaspar.
Discussões e presenças
Voltada para as chefias de setor, trabalhadores do hospital, bem como gestores, preceptores, professores, residentes e pesquisadores, a programação da Jornada foi composta de uma plenária, mesas redondas e discussões com grupos de trabalho. O evento contou ainda com as presenças da reitora da UFMT, Marluce Silva, e da secretária Municipal de Saúde de Cuiabá, Lúcia Helena Sampaio.
Na jornada, a reitora da UFMT fez uma posse simbólica do superintendente do HUJM e dos gerentes que compõem a gestão do hospital. Foram empossados a gerente Administrativa, Márcia Leopoldina Corrêa, o gerente de Ensino e Pesquisa, Jorge Luis Perez e o gerente de Atenção à Saúde, Ricardo Lisita.
O tema da plenária da Jornada foi "Cenários do HUJM: Assistência qualificada e formação de especialistas para o SUS”, apresentada pelo superintendente do hospital, Reinaldo Gaspar.
Atuação conjunta
A reitora Marluce Silva enfatizou um dos pontos centrais da Jornada: a construção coletiva de soluções. Destacou ainda o compromisso de estabelecer diálogo entre as gestões do HUJM e da universidade.
“Como reitora, reafirmo o compromisso de ouvir sempre, de que vocês ouçam todos os presentes e que decidam no coletivo. Que todos, a partir deste momento, sejam convidados para as nossas atividades não apenas para assistir, mas para participar das nossas decisões. Queremos sempre os profissionais da saúde nas nossas decisões e encaminhamentos. Esperamos que, juntos, possamos construir o HUJM que queremos e que a sociedade merece”, afirmou Marluce.
A secretária Municipal de Saúde de Cuiabá, Lúcia Helena Sampaio, ressaltou a cooperação entre o poder público, a universidade e o HUJM para promover melhorias na qualidade da saúde no estado e no município. “A relação entre a administração municipal, o HUJM e a universidade será estreitada de forma que todos nós possamos lucrar com essa parceria. A UFMT tem muito a contribuir e nós também, enquanto secretaria, fecharemos parcerias importantes, com uso de toda a tecnologia que pudermos para podermos atender a população cuiabana”.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Raoni Santos
Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh