Galeria de Imagens
GESTÃO HOSPITALAR
Hospital da Rede Ebserh na Paraíba apresenta novo superintendente e reforça compromisso com excelência no SUS
João Pessoa (PB) – O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), vinculado à Ebserh, recebeu, nesta terça-feira (14), a visita do presidente da estatal, Arthur Chioro. O evento marcou a apresentação do novo superintendente, Alexandre Medeiros de Figueiredo, nomeado em dezembro de 2024. Também foram discutidas as metas e compromissos da gestão, com foco na modernização da infraestrutura e na melhoria contínua do atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS)
“Os hospitais universitários são espaços de excelência que formam profissionais qualificados, geram conhecimento científico e impulsionam inovações tecnológicas que impactam diretamente o sistema de saúde”, disse o presidente da Ebserh. Dirigindo-se ao novo superintendente, Chioro destacou sua capacidade técnica, integridade e compromisso com a missão do SUS. “Tenho certeza de que, com sua liderança, o HULW viverá um novo período e escreverá uma história ainda mais impactante para a sociedade paraibana e para a saúde”.
O recém-empossado superintendente, Alexandre Medeiros de Figueiredo, explicou que sua gestão será voltada para o processo de modernização da infraestrutura e que buscará aproximação com os gestores estaduais, municipais e federais do SUS. “O Hospital tem o grande desafio de produzir mais e melhor, sendo referência na Paraíba. Queremos ampliar o acesso à atenção secundária e terciária, além de formar mais especialistas por meio das residências médicas”, destacou.
Também reforçou que a gestão será pautada pelo diálogo com colaboradores, gestores e a população. “Teremos uma gestão participativa, democrática, eficiente e transparente. Nosso objetivo é atender bem à sociedade e fortalecer os princípios da Rede Ebserh”.
A cerimônia de apresentação reuniu autoridades locais, superintendentes de outros hospitais universitários do Nordeste, representantes acadêmicos, profissionais da saúde, trabalhadores e estudantes. Entre os presentes, a reitora da UFPB, Terezinha Domiciano, destacou que “praticamente toda a mesa desta solenidade é composta por profissionais que passaram pelo HULW, onde tiveram a oportunidade de adquirir conhecimento prático e atuar no serviço público de saúde”.
Melhorias estruturais
Durante a visita, foram apresentadas as obras em andamento no HULW, como a reforma da Central de Enxovais, que recebeu investimento de R$ 415,8 mil por meio de emenda parlamentar do senador Veneziano Vital do Rêgo, presente na solenidade.
A estrutura foi modernizada para atender às normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), garantindo mais eficiência no tratamento dos materiais hospitalares. Outra construção é a Central de Resíduos Sólidos, com recursos somados de R$ 479 mil provenientes de emendas parlamentares também do senador Veneziano juntamente com o deputado federal Mersinho Lucena. A nova estrutura visa aprimorar o gerenciamento dos resíduos hospitalares, contribuindo para a sustentabilidade e segurança no ambiente hospitalar.
O presidente da Ebserh ressaltou que “as emendas parlamentares, quando bem aplicadas e integradas ao planejamento das instituições públicas, têm o poder de potencializar as políticas públicas”. Ele destacou que esses recursos permitem “uma grande humanização do atendimento, beneficiando tanto os trabalhadores quanto os usuários dos serviços de saúde”.
Além disso, o grupo visitou o Ambulatório, que está em processo de reforma, e outros espaços assistenciais e administrativos. Nas áreas de ensino, o destaque foi o Centro de Simulação em Saúde, inaugurado em 2023 e que possibilita treinamentos com metodologias inovadoras, e o Centro de Pesquisa Clínica, voltado ao desenvolvimento de novos tratamentos e medicamentos.
“Estamos trabalhando em diversas obras. Algumas construções já estão em andamento, enquanto outras, de extrema relevância, ainda serão iniciadas para garantir a segurança e a estabilidade da nossa rede elétrica, como a instalação de uma nova subestação”, explicou o superintendente Alexandre. Ele também ressaltou que a meta é realizar essas melhorias sem comprometer as atividades assistenciais e de ensino.
Sobre o HULW-UFPB e a Ebserh
Inaugurado em 1980, o HULW é referência em saúde pública na Paraíba e estados vizinhos. Com 193 leitos, incluindo 37 em unidades de cuidados intensivos e semi-intensivos, o Hospital atende uma população estimada em quase quatro milhões de pessoas. O Hospital também desempenha um papel importante na formação acadêmica, com 16 programas de residência médica e três multiprofissionais, com cerca de 300 residentes por ano.
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Andreia Pires, com revisão de Danielle Morais
Apoio e fotos: Gustavo David Araujo Freire (Segov) e Maria Auxiliadora Costa Pereira (UCR 8)
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh