Galeria de Imagens
COOPERAÇÃO
Ministra da Saúde destaca potencial do Centro de Telessaúde do hospital da Rede Ebserh em Belo Horizonte
Belo Horizonte (MG) – A ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou, na sexta-feira (10), a contribuição do Hospital das Clínicas da UFMG (HC-UFMG), vinculado à Ebserh, à saúde pública de Minas Gerais. Em visita às instalações do hospital, a gestora conheceu a Unidade E-Saúde, onde funciona o Centro de Telessaúde do HC-UFMG.
Atualmente, a Oferta Nacional de Telediagnóstico em Eletrocardiografia (ONTD) do HC-UFMG contempla 14 estados brasileiros, beneficiando 1.356 municípios; e alcançou, no ano passado, a marca de 10 milhões de eletrocardiogramas ofertados de forma remota e gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
“O telediagnóstico de eletrocardiograma é importantíssimo na Cardiologia, um trabalho que hoje permite que o Samu faça o exame de imediato e o laudo seja processado aqui para o telessaúde do HC. E isso tem salvado vidas, são quase 40% de vidas que podem ser salvas com esse diagnóstico feito em rede”, explicou Nísia. Ela destacou, ainda, o mais recente projeto do Centro de Telessaúde com a Sociedade de Pneumologia e o Ministério da Saúde para diagnóstico de doenças respiratórias. “É realmente uma bela experiência para o Brasil”.
O gerente de Atenção à Saúde do HC-UFMG, Vandack Alencar Nobre Júnior, abordou a implementação do Programa Mais Acesso a Especialistas. A medida busca ampliar e qualificar o cuidado e o acesso à Atenção Especializada em Saúde. “O hospital atende a todas as especialidades da saúde, exceto a radioterapia. Então a gente tem oportunidades muito grandes de ingressar nesse programa do Ministério da Saúde de maneira muito robusta, testar esses novos modelos, que são modelos de assistência mais integral às especialidades”, afirmou.
Parceria para a saúde
A ministra foi recebida pela superintendente em exercício, Elizete Neme; pelo gerente de Atenção à Saúde, Vandack Alencar Nobre Júnior; pela gerente de Ensino e Pesquisa, Fabiana Maria Kakehasi, e pela reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida.
A visita foi ainda uma oportunidade de estreitar os laços de cooperação com as atividades acadêmicas de ensino e pesquisa da UFMG, conforme afirmou a reitora da universidade, Sandra Regina Goulart Almeida. “A ministra Nísia é uma grande parceira nossa e para nós é uma enorme satisfação ajudar a construir as políticas de saúde pública do Ministério da Saúde, já que esse aqui é um hospital 100% SUS”, afirmou.
Além do Colegiado Executivo do HC-UFMG, da reitora da UFMG e da comitiva oficial do Ministério da Saúde, acompanharam a visita o secretário de Atenção Especializada em Saúde, Adriano Massuda; o secretário adjunto de Atenção Primária à Saúde, Jersey Timotéo; o secretário adjunto de Vigilância em Saúde e Ambiente, Rivaldo Venâncio; o subsecretário de Atenção à Saúde da Prefeitura de Belo Horizonte, André Menezes; e lideranças do Legislativo mineiro.
Sobre a Ebserh
O HC-UFMG faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Reportagem: Luna Normand, com edição de Danielle Campos
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh