Galeria de Imagens
GESTÃO HOSPITALAR
Hospitais Federais do Rio de Janeiro planejam reestruturação
Rio de Janeiro (RJ) – O Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE) recebeu nesta quinta-feira, 13 de fevereiro, a visita técnica de representantes da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A ação faz parte do Plano de Reestruturação dos Hospitais Federais do Rio de Janeiro, coordenado pelo Ministério da Saúde.
“Estivemos no HSFE para ter um primeiro contato, ouvir os dirigentes, conhecer os espaços de assistência e os já dedicados ao ensino, pesquisa e programas de residência. A sensação que tive foi das melhores. Do ponto de vista da Universidade, o crescimento institucional que podemos alcançar é evidente”, disse o reitor da Unirio, José da Costa Filho. Ele apontou que a parceria trará benefícios para as instituições, não apenas à área de saúde, mas também os centros acadêmicos e as políticas de pesquisa e inovação.
A proposta de fusão visa otimizar os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) e ampliar as estruturas de ensino e pesquisa com a unificação do HFSE e do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG-Unirio), administrado pela Ebserh desde 2015.
Os visitantes foram recebidos pelo diretor-geral do HFSE, Paulo Roberto Pereira de Sant’Ana, e por integrantes da gestão do Hospital. “Estamos lidando com a incorporação de dois serviços, cada um com suas características. A Unirio será a principal organizadora e responsável por direcionar os rumos dessa nova instituição sob uma visão universitária”, afirmou. Paulo ressaltou que essa é apenas uma de muitas visitas no processo de fusão, que está sendo conduzido de forma regular.
Além do reitor da Unirio, a comitiva contou com a presença do pró-reitor de Planejamento da Unirio, Sidney Lucena; do chefe de Gabinete da Unirio, Vinicius Pinheiro Israel; e do coordenador de Gestão da Atenção Hospitalar da Ebserh, Rodrigo Oliveira. Também participaram membros do Grupo de Trabalho (GT) responsável pela análise e elaboração da proposta de integração duas instituições.
Melhorias e expansão
A visita técnica faz parte das atividades regulares do GT, que se reúne semanalmente para discutir os detalhes do processo de fusão. O estudo para a fusão conta com análises da infraestrutura, equipe profissional, equipamentos e impacto nos serviços de saúde. O Plano de Reestruturação dos Hospitais Federais é parte do compromisso do Ministério da Saúde em fortalecer o sistema público de saúde no estado do Rio de Janeiro.
“A Ebserh tem liderado essa fusão, realizando diagnósticos e reunindo informações. O superintendente e assessores do HUGG já nos visitaram, assim como estivemos no hospital deles. Faltava a Unirio visitar nosso ambiente para que pudesse entrar nas discussões, observar seus interesses e trabalharmos juntos para alinhar todos os pontos necessários”, explicou o diretor-geral do HFSE.
Fundado em 1934 e vinculado ao Ministério da Saúde, o HFSE é referência em atendimentos especializados e conta com 45 serviços médicos e 16 serviços de apoio diagnóstico e terapêutico. Pioneiro em ensino e pesquisa, foi o primeiro hospital a integrar um Centro de Estudos em suas instalações e atualmente conta com 37 Programas de Residência Médica.
Visita técnica de 12/2
O presidente da Ebserh, Arthur Chioro, e a diretora do Departamento de Gestão Hospitalar do Ministério da Saúde, Teresa Navarro, também realizaram visita técnica ao HFSE na quarta-feira, 12 de fevereiro. “Estamos avançando bem, mas ainda precisamos concretizar algumas etapas para que possamos começar a tomar decisões administrativas e iniciar o processo de viabilização da fusão”, disse Chioro. Para ler a matéria na íntegra - Clique aqui!
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Andreia Pires, com revisão de Danielle Campos
Apoio e fotos: Carla Araújo/UCR20
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh