Galeria de Imagens
IHU-UFSC
Obras nas áreas externas do Hospital da Ebserh em Florianópolis (SC) melhoram acessos e aumentam segurança e conforto para usuários e trabalhadores
Florianópolis (SC) – O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou uma série de melhorias na área externa e nos acessos da instituição durante o ano de 2024. Foram adequações, reformas e pinturas que, na prática, promoveram melhoras na circulação, na ambientação e na segurança para os usuários e colaboradores.
A engenheira civil Pauline Kammers Schnel explicou que, com os contratos provenientes das atas de registro de preços foi possível revitalizar áreas externas do HU-UFSC, conformando a geometria de estacionamentos e canteiros. “Também foram solucionados problemas de drenagem em áreas que alagavam com frequência, foram pavimentados vias e passeios com sistema de blocos intertravados e concreto armado e a revitalização foi finalizada com pinturas para sinalização viária e paisagismo de canteiros”, disse a profissional.
Segundo ela, além destas medidas, foram realizadas pinturas nas partes baixas de todos os blocos, sendo que o Ambulatório (bloco A) foi pintado por inteiro, incluindo as telhas de fechamento lateral, bem como restaurado o mosaico da fachada. No total, os serviços ficaram em torno de R$ 700 mil.
“Embora não seja objeto principal de atenção daqueles que procuram uma unidade hospitalar, a infraestrutura, quando negligenciada, gera grandes transtornos para aqueles que necessitam da instituição em um momento tão crítico. Estudos mostram que um ambiente que transmita bem-estar auxilia na recuperação de pacientes e reduz o tempo de internação. O Setor de Infraestrutura Física (SIF) tem trabalhado neste sentindo, visando promover ambientes cada vez melhores para todos os usuários do HU-UFSC”, afirmou a engenheira.
O engenheiro eletricista Winston Dantas Maia Filho, chefe do SIF, explicou que essas ações trazem sensação de conforto, promovem a organização do estacionamento, aumentam a segurança nos acessos, inclusive para pessoas com dificuldade de locomoção, e ajudam a reduzir os riscos de acidentes nas ruas e calçadas da área externa.
Segundo ele, essas ações são resultado de apontamentos pela própria equipe de engenheiros e arquitetos do SIF, além de sugestões encaminhadas pela gestão do hospital, apontando a importância dessas medidas para o conforto e segurança dos usuários e colaboradores. “Para o ano de 2025, devemos continuar com ações visando melhorias nas vias externas”, acrescentou o gestor.
O SIF do HU-UFSC conta com três arquitetos, cinco engenheiros, um analista administrativo, um técnico mecânico, um técnico em elétrica e quatro assistentes administrativos. Na manutenção predial, são 43 funcionários terceirizados, entre técnicos e encarregados, além de prestadores de serviços que realizam manutenção preventiva ou corretiva em alguns sistemas. A equipe administra 41 contratos vigentes, voltados para manutenção e execução de projetos e obras. O setor também atende demandas que podem ser solicitadas pela plataforma Arkmeds, em caso de serviços pontuais, de rápida execução.
Winston Dantas acrescentou que, além das obras de adequação nas vias externas, o SIF fechou o ano de 2024 com uma série de medidas que impactaram na qualidade dos serviços oferecidos no HU, como adequações da Clínica Médica 2, da Clínica Cirúrgica 1, no terceiro andar para transferência da Farmácia, no Alojamento Conjunto e no Bloco K. Foram também instaladas 1.057 placas de sinalização de ambiente e pinturas dos corredores do subsolo.
Além disso, a equipe concluiu a obra do ambulatório da Pediatria e substituiu o piso do corredor em frente ao centro cirúrgico e clínicas cirúrgicas, promoveu reparos no corredor da Odontologia e substituiu os equipamentos dos centros de chamada de enfermagem das clínicas de internação.
O superintendente do hospital, Spyros Cardoso Dimatos, disse que essas iniciativas foram possíveis graças às ações da equipe de infraestrutura da instituição, que identifica os pontos onde é necessário agir e mobiliza os esforços para estas atividades. “São ações que promovem melhoria da estrutura hospitalar de uma forma geral, ao proporcionar um ambiente adequado, confortável e seguro para colaboradores e usuários, otimizando o uso de recursos públicos”, disse.
Rede Ebserh
O HU-UFSC faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) desde março de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Sinval Paulino
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh