Galeria de Imagens
SAÚDE PÚBLICA
Ebserh abre evento sobre a gestão municipal do SUS para o ciclo 2025–2028
Rio de Janeiro (RJ) – O presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro, reforçou nesta quarta-feira (12) a importância de planejamento e priorização para os investimentos em saúde. “Através das ferramentas tecnológicas, o letramento digital das equipes e a integração dos sistemas de informação, se pode transformar a administração da saúde, mostrando indicadores e apresentando dados para nortear os projetos”, apontou. A declaração foi feita na Sessão Especial “Gestão Municipal no SUS no Ciclo 2025–2028: Experiências e Desafios”, promovida pelo Observatório do SUS.
O evento, realizado em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (COSEMS/RJ), trouxe reflexões e análises sobre os desafios enfrentados pela gestão municipal do Sistema Único de Saúde (SUS). Foram debatidas experiências e perspectivas para a organização das redes e serviços de saúde, considerando as articulações interfederativas e entre os poderes públicos.
Arthur Chioro, abriu o evento com a conferência “Gestão Municipal do SUS: trajetória e contexto atual”. Segundo o presidente, “a nova geração de administradores da saúde é convocada a pensar na gestão de saúde de outras formas, levando em consideração o cenário pós-pandemia, as transformações tecnológicas, novos hábitos de vida da população e demandas”.
Trajetória
O presidente da estatal destacou a relevância histórica dos municípios na consolidação do SUS e analisou os desafios estruturais que impactam as administrações locais, ressaltando a necessidade da gestão efetiva para a garantia do direito ao acesso integral à saúde pela população.
Debates e reflexões
O evento contou, ainda, com a mesa-redonda “O gestor municipal do SUS: panorama, experiências e organização das redes de atenção”. Participaram da discussão a presidente do COSEMS/RJ, Maria da Conceição de Souza Rocha; a coordenadora de Planejamento e Gestão em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Quissamã/RJ, Delba Barros; e o pesquisador da ENSP/Fiocruz, Assis Mafort Ouverney. O debate abordou questões como gestão do trabalho, organização das redes de atenção e os desafios da administração pública no contexto atual.
A conferência foi realizada na Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz).
Sobre o Observatório do SUS
Criado em julho de 2023 pela ENSP/Fiocruz, o Observatório é uma iniciativa que visa acompanhar, analisar e propor melhorias para o SUS. Sob a coordenação da Vice-direção da Escola de Governo em Saúde (VDEGS), o projeto promove debates, elabora propostas e fomenta o diálogo entre sociedade civil, academia e instituições públicas. Entre os temas abordados estão financiamento em saúde, regionalização, gestão do trabalho e desigualdades no acesso à saúde.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Reportagem: Andreia Pires e Maria Carolina Maschio, com edição de Danielle Campos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh