Galeria de Imagens
CAPACITAÇÃO E EDUCAÇÃO
Ebserh discute desafios da formação em saúde no Encontro Nacional da Universidade Aberta do SUS
Brasília (DF) - O presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro, participou, neste sábado (29), da mesa de abertura do 32º Encontro Nacional de Coordenadores da Rede UNA-SUS. A iniciativa discute desafios e o futuro do SUS-Escola.
“A Ebserh está à disposição para participar de discussões amplas e necessárias sobre os avanços e os desafios que compõem hoje a formação de saúde no Brasil. É importante discutirmos a formação de preceptores, a integração do ensino e dos serviços e a formação multiprofissional. O objetivo é trazer o discurso para a prática”, ressaltou Chioro.
Coordenado pelo Ministério da Saúde, o Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) foi criado para atender às necessidades de capacitação e educação permanente dos profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) e possui mais de 10,8 milhões de matrículas em mais de 550 cursos ofertados para todo território nacional.
“A Ebserh traz para esta discussão serviços altamente especializados, com capacidade de formação e propor processos de organização de serviços de forma inovadora que ajudem a pensar de forma estratégica ensino e serviços”, ressaltou Fabiano Ribeiro, Diretor de Gestão da Educação na Saúde do Ministério da Saúde.
O encontro nacional é realizado anualmente e reúne autoridades, especialistas, representantes e técnicos das Instituições de Ensino Superior (IES) que compõem a UNA-SUS para troca de experiências.
“São 14 universidades da UNA-SUS envolvidas na formação, em conjunto com a Ebserh, de toda a agenda do programa Agora Tem Especialistas, valorizando os hospitais universitários como centros formadores”, destacou Fabiana Damásio, Secretaria Executiva da UNA-SUS.
Ainda participaram Jorge Harada, Coordenador da UNA-SUS/UNIFESP; Marli Marques, Vice-presidente de Educação e Informação da Fiocruz, Jacinta da Silva, Presidenta da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn); Sandro de Oliveira, Presidente da ABEM; Brenda da Costa, representante da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) e Jedidias Bezerra, médico do Programa Mais Médicos para o Brasil da Universidade de Brasília (PMM/UnB).
UNA-SUS
O Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) foi criado em 2010 para atender às necessidades de capacitação e educação permanente dos profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS). Coordenado pelo Ministério da Saúde, por meio da atuação conjunta com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), conta com uma rede colaborativa formada atualmente por 35 instituições de ensino superior que oferecem cursos à distância gratuitamente.
A sistema possui mais de 10,8 milhões de matrículas realizadas em mais de 550 cursos ofertados para todo território nacional. As ofertas educacionais cobrem todos os municípios brasileiros, sendo que aproximadamente 50% dos profissionais capacitados são oriundos da Atenção Básica.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh