Notícias
INOVAÇÃO NA REDE
Ebserh divulga resultados preliminares do II Concurso de Boas Práticas da Rede
A divulgação dos vencedores está prevista para dia 19 de dezembro. Imagem ilustrativa: Freepik.
Brasília (DF) – A Auditoria Interna da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) divulgou nesta sexta-feira (28) os projetos finalistas do II Concurso de Boas Práticas de Controle Interno. 15 propostas que concorrem na final da premiação e abarcam processos inovações em gerenciais, assistenciais e tecnológicos.
O concurso é dividido em três categorias: Aprimoramento de Processos Finalísticos Assistenciais, Aprimoramento de Processos de Suporte Gerencial e Administrativo, Aprimoramento de Processos de Ensino e Pesquisa. Em cada seção, são contempladas as cinco melhores práticas de controle interno, sendo posteriormente classificadas as três propostas mais abrangentes e efetivas para o aperfeiçoamento da gestão.
Os finalistas devem encaminhar, até o dia 5 de dezembro, gravação em vídeo com até cinco minutos, apresentando os aspectos gerais e o funcionamento da Boa Prática através deste link. A homologação do concurso e divulgação dos vencedores está prevista para o dia 19 do próximo mês.
Finalistas
Na categoria Aprimoramento de Processos Finalísticos Assistenciais, os finalistas são o Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (HC-UFC), com o projeto “Lampião: Ferramenta de Excelência na Gestão de Indicadores Obstétricos e Neonatais”; o Hospital Universitário da Universidade Federal do Amapá (HU-Unifap), com a prática “Plugin de alerta de Paciente com Alergia”; o Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC-UFCG), com a iniciativa “Power Apps SFH-HUAC: plataforma digital de automação e monitoramento de atividades no Setor de Farmácia Hospitalar”; o Complexo do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR), com a proposta “Regula +: mais acesso, mais apoio assistencial, mais controle e mais saúde digital”; e o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG), com o projeto “Sistema LEC - Lista de Espera Cirúrgica e APAC”.
O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), com a proposta “Gerenciamento de perdas de medicamentos por vencimento no HU-UFPI"; o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG), com os projetos “Gestão de riscos inteligente: aplicação de inteligência artificial em um Hospital Universitário Federal“ e “Sistema CotaX: Uma nova cultura de consumo consciente no HC-UFMG”; o Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM-UFSM), com a prática “Método de negociação da Contratualização SUS baseada em necessidades do Ensino, Capacidade Instalada e Operacional, cumprimento de Habilitações SUS e necessidades da região de saúde relacionadas às projeções do IBGE”; e o Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam-Ufes), com o “RAUF - Robô de Automação da Unidade Financeira”; concorrem nas finais da premiação na categoria Aprimoramento de Processos de Suporte Gerencial e Administrativo.
Já na categoria Aprimoramento de Processos de Ensino e Pesquisa, os finalistas são as práticas “Acesso à Informação em Saúde: Desenvolvimento de Habilidades Informacionais na BVS HUPES”, do Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes-UFBA); “Administração de Medicamentos sem Danos: Um Projeto de Boas Práticas para a Qualificação de Profissionais”, do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG); “Gestão unificada de editais de Pesquisa e Inovação: aumento da eficiência e controle de processos com a Plataforma REDCap”, do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA-Ufal); “Melhoria e automatização do processo de gestão do programa de formação em saúde Brasil-Angola: inovação nos processos de ensino e cooperação internacional”, da Sede da Ebserh; e, por fim, “Simulação In Situ como Estratégia de Gestão de Riscos e Capacitação Interprofissional no HC-UFPE/Ebserh”, do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE).
Sobre o Concurso de Boas Práticas
O objetivo da premiação é estimular, reconhecer e disseminar as melhores ações de controle que estejam relacionadas a melhorias na eficiência operacional, transparência, integridade, gestão e governança, tanto na administração central quanto nos hospitais sob a gestão da rede.
Os critérios de avaliação das comissões julgadoras são baseados na criatividade e inovação, aplicabilidade, replicabilidade, prevenção e risco, valor agregado e monitoramento, custo-benefício e formalização. Estão aptos a participar do concurso as unidades da Sede da Ebserh e dos hospitais universitários, podendo cada unidade enviar até três experiências em cada categoria a ser avaliada, totalizando nove submissões.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh