Notícias

Operação Covid 19: Ações de mitigação aos efeitos do coronavírus completam oito meses

Publicado em 20/11/2020 19h07


Brasília, 20/11/2020 –
A luta para atenuar as consequências do novo coronavírus prossegue por todo o país. Nesta sexta-feira (20), a Operação Covid-19 completa oito meses de atuação. A operação chegou a empregar, diariamente, cerca de 34 mil militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, efetivo superior ao da Força Expedicionária Brasileira na Segunda Guerra Mundial.

20201120_VIVI_Covid 8 meses_F01.jpg

As Forças Armadas, sob coordenação do Ministério da Defesa, se empenham em ações de desinfecção de espaços públicos, transporte de materiais e insumos de saúde, atendimento de saúde a comunidades indígenas, entre outras atividades. Para realizar esse trabalho, foram empregadas 1.802 viaturas, 107 embarcações e 85 aeronaves.

O trabalho dos militares envolveu 9.691 campanhas de conscientização e a capacitação de 18.089 pessoas para procedimentos de descontaminação.

No contexto da Operação Covid 19, também foram promovidas campanhas de doação de sangue. Cerca de 36.360 ações reabasteceram estoques dos órgãos de saúde e hospitais públicos em todas as regiões do País.

20201120_VIVI_Covid 8 meses_F02.jpg

Em apoio às comunidades indígenas e aos serviços essenciais cerca de 48 toneladas de material foram transportadas pela Marinha, Exército e Aeronáutica. Desse total, mais de 6,5 milhões corresponde às cestas básicas entregues à população.

20201120_VIVI_Covid 8 meses_F03.jpg

No momento, as Pastas da Defesa e da Saúde realizam missão na comunidade da Terra Indígena Kayapó, no Pará. Marinha, Exército e Força aérea Brasileira executam ações no período de 17 a 24 de novembro. Foi enviada equipe com mais de 60 pessoas, sendo 26 profissionais de saúde nas áreas de pediatria, ginecologia e obstetrícia, clínicos geral, médicos veterinários, enfermeiros e técnicos de enfermagem, de laboratório e de veterinária. Além disso, seguiram três toneladas de equipamentos de proteção individual (EPI), materiais, medicamentos, vacinas e testes para detectar Covid 19.

20201120_VIVI_Covid 8 meses(kayapó)_F04.jpg

Operação Covid-19
O Ministério da Defesa ativou, em 20 de março, o Centro de Operações Conjuntas, para atuar na coordenação e no planejamento do emprego das Forças Armadas no combate ao novo coronavírus. Nesse contexto, foram ativados dez Comandos Conjuntos, que cobrem todo o território nacional, além do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), de funcionamento permanente. A iniciativa integra o esforço do governo federal no enfrentamento à pandemia.

As demandas recebidas pelo Ministério da Defesa, de apoio a órgãos estaduais, municipais e outros, são analisadas e direcionadas aos Comandos Conjuntos para avaliarem a possibilidade de atendimento. De acordo com a complexidade da solicitação, tais demandas podem ser encaminhadas ao Gabinete de Crise, que determina a melhor forma de atendimento.

Por Viviane Oliveira
Fotos: Divulgação/Forças Armadas

Saiba mais:
Operação Covid 19: militares prosseguem com ações de descontaminação de locais públicos
Forças Armadas prosseguem promovendo cursos de capacitação em descontaminação
Ação interministerial atende 14 mil indígenas no Acre

Confira os destaques da semana:

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071