Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer
Termos mais buscados
  • Desenrola Brasil
  • assinatura
  • mei
  • imposto de renda
  • cnh
Termos mais buscados
  • Desenrola Brasil
  • assinatura
  • mei
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Sobre o CTI
      • Quem é quem
      • Organograma
      • Unidades de Competência
      • Laboratórios Abertos
      • Parque CTI-Tec
      • Conselho Técnico Científico
      • Intranet
    • Ações e Programas
      • Programas, Ações, Obras e Atividades
      • Carta de Serviços
      • Governança
    • Agenda de Autoridades
    • Participação Social
      • Ouvidoria
      • Satisfação dos Cidadãos Usuários
    • Auditorias
      • Prestação de Contas
      • Portal da Transparência
      • Relatórios Gerenciais
    • Receitas e Despesas
      • Despesas
      • Receitas
      • Execução Orçamentária e Financeira
    • Licitações e Contratos
      • Licitações
      • Contratos
    • Servidores
      • Servidores
      • Concurso Público
      • Terceirizados
    • Serviço de Informação ao Cidadão
    • Dados Abertos
      • Plano de Dados Abertos (PDA)
      • Conjunto de Dados
    • Plano Anual de Compras
    • Gestão do Patrimônio e Infraestrutura
      • Desfazimento de Bens
      • Gestão de patrimônio imobiliário da União
    • Lei de Acesso à Informação (LAI)
    • Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD
    • Programa de Gestão do CTI
    • Perguntas Frequentes
    • Convênios e Transferências
    • Informações Classificadas
  • Assuntos
    • Notícias
    • Editais
    • Participação em eventos
      • Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
      • Reunião anual da SBPC
      • Outros
    • Eventos e Cursos
      • Apresentação ConJur do MCTI
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Imprensa
    • Ouvidoria
    • Visitas ao CTI Renato Archer
    • Inscrição em eventos
      • Inscrição para Eventos do CTI Renato Archer
  • Centrais de Conteúdo
    • Publicações
      • Produção Científica
      • Plano Diretor
      • Legislação do CTI
      • Documentos em geral
      • PDTIC 2022-2025
      • Newsletter
    • Vídeos
  • Composição
    • Composição
  • Publicações
    • Produção Científica
      • Publicações em Revistas Indexadas
      • Publicações Científicas do CTI
      • Anais do Seminário PCI
      • Anais da Jornada de IC
      • Livros
    • Plano Diretor
    • Legislação do CTI
      • Levantamento dos Atos Normativos Vigentes
      • Portarias CTI
      • Regimento Interno
      • Boletins de Serviço
    • Documentos em geral
    • PDTIC 2022-2025
    • Newsletter
  • Programas de Bolsas
    • PCI
    • PDI/Projetos
    • PIBIC
  • Trajetória Histórica
    • Boletim Informativo
      • 2025
  • Mapa do site
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento da Administração Pública Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados da Administração Pública Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras da Administração Pública Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Instagram
  • YouTube
  • Twitter
  • Linkedin
Você está aqui: Página Inicial Assuntos Notícias Projeto DAVI transforma demanda real em tecnologia para autonomia
Info

Notícias

Projeto DAVI transforma demanda real em tecnologia para autonomia

Iniciativa em desenvolvimento no CTI Renato Archer retoma experiência iniciada em 2018 e busca criar soluções assistivas a partir das necessidades de pessoas com deficiência
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
Publicado em 16/10/2026 11h27 Atualizado em 16/10/2026 13h25
O tecnologista Douglas de Sousa, criador da plataforma DAVI
O tecnologista Douglas de Sousa, criador da plataforma DAVI

Uma demanda surgida dentro de uma sala de aula, em 2018, deu origem a uma experiência de tecnologia assistiva que, oito anos depois, ganhou nova dimensão no Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI). O Projeto DAVI – Desenvolvimento Assistivo para Vida Independente está em desenvolvimento como um ecossistema de recursos tecnológicos voltados à redução de barreiras e à ampliação da autonomia de pessoas com deficiência.

O nome preserva a história de quem deu início a tudo: Davi, que tinha 9 anos e cursava o 4º ano do Ensino Fundamental na EMEB Vice-Prefeito Antônio Mamoni, em Valinhos (SP). Com paralisia cerebral, sem fala oral e com comprometimento motor, o menino tinha a cognição preservada, mas enfrentava dificuldades de coordenação motora fina que limitavam sua participação nas atividades escolares.

Na época, a professora de Davi, Alessandra, procurou Douglas de Sousa, hoje tecnologista da Divisão de Sistemas Embarcados Inteligentes (DISEI) do CTI Renato Archer, em busca de uma alternativa que utilizasse a tecnologia assistiva para apoiar a alfabetização e ampliar a participação do menino nas atividades escolares.

Douglas havia deixado temporariamente o CTI em 2015 para coordenar o projeto Fab Lab Livre SP, da Prefeitura de São Paulo. Em 2018, estava no Massachusetts Institute of Technology (MIT), em Boston (EUA), quando recebeu o contato da professora. Ao retornar ao Brasil, uma das primeiras providências que tomou foi conhecer Davi e avaliar de que maneira a tecnologia poderia contribuir.

“Fiz alguns testes pedindo para que ele pressionasse alguns botões que eu indicava no notebook. Percebi que o cognitivo estava preservado, porém havia graves problemas de coordenação motora”, recorda Douglas.

 

Uma solução a partir de uma necessidade real

A partir dessa observação, Douglas desenvolveu, em cerca de dez dias, um software específico para aquela situação. O programa, escrito em Delphi, precisava ser instalado no computador, inicialmente emprestado pela própria professora.

A ferramenta permitia que Davi acompanhasse conteúdos de alfabetização em vídeo, escrevesse utilizando o computador e depois ouvisse aquilo que havia produzido. Quando completava corretamente uma atividade, o programa oferecia retornos positivos, com aplausos e elogios.

Em aproximadamente 40 dias, Davi já conseguia participar de ditados realizados pela professora. A fase mais intensa de adaptação ocorreu durante cerca de dois meses, mas a ferramenta continuou sendo utilizada ao longo do ano letivo. À medida que dominava o recurso, Davi passou a demonstrar cada vez mais interesse em realizar as atividades sozinho.

Segundo Alessandra, os avanços foram além do aprendizado formal. “O aprendizado foi evoluindo de forma bastante positiva e gradual. A autonomia ficou cada vez maior, pois ele já não aceitava a ajuda da assistente de sala”, relata.

A professora também observou maior interação de Davi no cotidiano da escola. “A participação dele ficou cada vez mais interativa, tanto em sala quanto no intervalo, o que fortaleceu a autoestima e a autoconfiança. Apresentou desempenho exemplar nas atividades de alfabetização e matemática”, afirma.

O interesse de Davi pelo computador também mobilizou a doação de um equipamento para que ele pudesse continuar utilizando a tecnologia.

Em 2019, Davi mudou de cidade e Alessandra também deixou a escola. A experiência foi interrompida naquele formato, mas permaneceu como referência para o trabalho que seria retomado anos depois.

 

Projeto ganha nova dimensão no CTI

Sara Squella apresenta o DAVI para professores de educação especial da rede municipal de Campinas, em encontro realizado no auditório do CTI
Sara Squella apresenta o DAVI para professores de educação especial da rede municipal de Campinas, em encontro realizado no auditório do CTI

No início de 2026, já novamente no CTI Renato Archer, Douglas participou de uma visita a uma sala de recursos da Prefeitura de Campinas. O contato com a professora Tathiane Cuesta e com demandas relacionadas à educação inclusiva retomou a discussão iniciada com Davi. “Foi quando surgiu a ideia de criar um ecossistema mais completo, além do módulo Escola, que já havia sido utilizado na primeira experiência”, explica Douglas.

A partir daí, a proposta deixou de se limitar àquela primeira ferramenta e passou a contemplar a criação de um ecossistema de tecnologia assistiva, reunindo recursos que possam ser desenvolvidos e aperfeiçoados de acordo com necessidades apresentadas por usuários e profissionais.

A versão atual do Projeto DAVI – Desenvolvimento Assistivo para Vida Independente conta com uma Proposta Preliminar de Projeto (PPP) aprovada no CTI e prevê também a estruturação de um laboratório de apoio à tecnologia assistiva.

Integra ainda a iniciativa a bolsista Sara Squella, que há quase 20 anos atua no CTI Renato Archer nas áreas de fatores humanos, ergonomia, avaliação e desenvolvimento de produtos, demandas públicas e tecnologia assistiva. Sara também integrou o antigo Centro Nacional de Referência em Tecnologia Assistiva (CNRTA), que funcionou no CTI.

“Ao longo desses anos, passei a trabalhar profundamente com tecnologia assistiva, especialmente em demandas que exigem esse olhar para o ser humano, considerando aspectos de saúde, cognição e movimento”, afirma Sara.

 

Desenvolvimento com participação de profissionais e usuários

Professores de educação especial da rede municipal de Campinas - Região Noroeste, em evento no CTI
Professores de educação especial da rede municipal de Campinas - Região Noroeste, em evento no CTI

Um dos princípios do DAVI é que as tecnologias sejam desenvolvidas com a participação de quem conhece as necessidades na prática. A proposta envolve profissionais, instituições e futuros usuários no processo de aperfeiçoamento e validação dos recursos.

Douglas resume essa diretriz com uma frase que considera central na área de tecnologia assistiva: “Nada para nós, sem nós.”

“É muito importante que quem vai usar participe do desenvolvimento. O engenheiro pode ter muitas ideias, mas quem vai usar a tecnologia é peça fundamental nesse processo”, afirma.

A lógica é que os recursos não sejam concebidos de forma isolada, mas construídos e ajustados a partir das demandas de quem efetivamente irá utilizá-los. “Precisamos de parceiros para montar as equipes, para que os módulos sejam desenvolvidos em conjunto com os profissionais e com quem vai realmente utilizar”, acrescenta Douglas.

Entre as primeiras frentes previstas estão o DAVI Comunica, voltado à comunicação alternativa, e o DAVI Escola, inicialmente direcionado a atividades relacionadas a Língua Portuguesa e Matemática. O projeto já iniciou aproximações com a Prefeitura de Campinas para discutir possibilidades de desenvolvimento e validação dessas soluções.

Os demais recursos apresentados atualmente na plataforma estão em desenvolvimento, em estágio demonstrativo ou como protótipos. Alguns possuem funcionalidades implementadas, mas ainda não passaram pela utilização e validação direta junto aos profissionais e usuários que deverão contribuir para seu aperfeiçoamento.

Para Douglas, essa etapa é fundamental. “Enquanto não tiver uma validação com uma pessoa que usou, que eu veja que realmente está sendo útil, a gente não fala que está pronto”, explica.

O Projeto DAVI não substitui acompanhamento pedagógico, terapêutico ou clínico. As tecnologias são desenvolvidas como ferramentas de apoio e devem ser utilizadas considerando características e necessidades de cada pessoa e, quando necessário, com a participação dos profissionais responsáveis por seu acompanhamento.

A proposta é que o projeto tenha caráter público e gratuito. Também há interesse no registro do software e da marca DAVI, iniciativas que ainda estão em fase inicial.

Neste momento, um dos objetivos é ampliar a rede de colaboração com instituições públicas, universidades, profissionais, organizações e empresas interessadas em contribuir para o desenvolvimento e a validação das soluções.

O princípio permanece o mesmo desde a experiência iniciada em 2018: partir de uma necessidade concreta e desenvolver, junto com quem vivencia a barreira, tecnologias capazes de ampliar possibilidades de participação e autonomia.

Conheça o Projeto DAVI – Desenvolvimento Assistivo para Vida Independente:
https://projeto-davi-assistivo.vercel.app/

Ciência e Tecnologia
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Sobre o CTI
      • Quem é quem
      • Organograma
      • Unidades de Competência
      • Laboratórios Abertos
      • Parque CTI-Tec
      • Conselho Técnico Científico
      • Intranet
    • Ações e Programas
      • Programas, Ações, Obras e Atividades
      • Carta de Serviços
      • Governança
    • Agenda de Autoridades
    • Participação Social
      • Ouvidoria
      • Satisfação dos Cidadãos Usuários
    • Auditorias
      • Prestação de Contas
      • Portal da Transparência
      • Relatórios Gerenciais
    • Receitas e Despesas
      • Despesas
      • Receitas
      • Execução Orçamentária e Financeira
    • Licitações e Contratos
      • Licitações
      • Contratos
    • Servidores
      • Servidores
      • Concurso Público
      • Terceirizados
    • Serviço de Informação ao Cidadão
    • Dados Abertos
      • Plano de Dados Abertos (PDA)
      • Conjunto de Dados
    • Plano Anual de Compras
    • Gestão do Patrimônio e Infraestrutura
      • Desfazimento de Bens
      • Gestão de patrimônio imobiliário da União
    • Lei de Acesso à Informação (LAI)
    • Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD
    • Programa de Gestão do CTI
    • Perguntas Frequentes
    • Convênios e Transferências
    • Informações Classificadas
  • Assuntos
    • Notícias
    • Editais
    • Participação em eventos
      • Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
      • Reunião anual da SBPC
      • Outros
    • Eventos e Cursos
      • Apresentação ConJur do MCTI
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Imprensa
    • Ouvidoria
    • Visitas ao CTI Renato Archer
    • Inscrição em eventos
      • Inscrição para Eventos do CTI Renato Archer
  • Centrais de Conteúdo
    • Publicações
      • Produção Científica
      • Plano Diretor
      • Legislação do CTI
      • Documentos em geral
      • PDTIC 2022-2025
      • Newsletter
    • Vídeos
  • Composição
    • Composição
  • Publicações
    • Produção Científica
      • Publicações em Revistas Indexadas
      • Publicações Científicas do CTI
      • Anais do Seminário PCI
      • Anais da Jornada de IC
      • Livros
    • Plano Diretor
    • Legislação do CTI
      • Levantamento dos Atos Normativos Vigentes
      • Portarias CTI
      • Regimento Interno
      • Boletins de Serviço
    • Documentos em geral
    • PDTIC 2022-2025
    • Newsletter
  • Programas de Bolsas
    • PCI
    • PDI/Projetos
    • PIBIC
  • Trajetória Histórica
    • Boletim Informativo
      • 2025
  • Mapa do site
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Instagram
  • YouTube
  • Twitter
  • Linkedin
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca