Notícias
Novos servidores tomam posse em cerimônia no CTI Renato Archer
O CTI Renato Archer deu boas vindas a dez novos servidores na manhã do dia 23 de janeiro. Um pesquisador e sete tecnologistas, aprovados no concurso da própria instituição, e dois analistas em ciência e tecnologia, aprovados no Concurso Público Nacional Unificado, assinaram Termos de Posse em cerimônia ocorrida no auditório da Unidade de Pesquisa.
Após a exibição de uma mensagem em vídeo da Ministra de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, a diretora do CTI Renato Archer, Juliana Daguano, fez um discurso recepcionando os ingressantes. “Vocês são muito desejados e muito bem-vindos”, saudou Daguano. Apresentando a instituição, a diretora reafirmou o que está no cerne da atuação do CTI: “Cada Unidade de Pesquisa do MCTI tem uma missão própria; a nossa é a inovação”.
Em seguida, discursaram os coordenadores de algumas das áreas da Unidade: Gilberto Martins, representando a Coordenação-Geral de Competências Institucionais, e Thebano Santos, representando a Coordenação-Geral de Projetos e Serviços, foram os primeiros. Thebano ressaltou que a chegada dos novos servidores garante a transferência de conhecimento dos pesquisadores mais antigos para a nova geração, respondendo a um dos grandes desafios da ciência brasileira: a continuidade da pesquisa.
Vanessa Ferreira, representando a Coordenação de Planejamento e Melhoria de Processos, lembrou que o papel social do CTI é apoiar a indústria brasileira com inovação e tecnologia de ponta, fortalecendo a soberania nacional. Uma das maneiras pelas quais a Unidade cumpre esse papel é por meio do CTI-Tec, cujo funcionamento foi explicado em seguida por Natália Beck Sanches, representando a Coordenação do Parque Tecnológico e Laboratórios Abertos.
Por fim, a chefe da Divisão de Gestão de Pessoas, Bruna Martins, apresentou orientações sobre o ingresso e deu início ao processo de assinatura, que ocorreu de forma virtual, no site do Governo Federal. Sob fortes aplausos, os novos servidores assinaram os termos, formalizando a posse.
Os dez ingressantes entrarão em exercício no dia 2 de fevereiro, quando será iniciada a Semana de Ambientação. Um analista em ciência e tecnologia que não pôde participar da cerimônia toma posse e entra em exercício nesta segunda (26/01).
