Notícias
Modelagem 3D em foco na terceira edição dos Encontros de Tecnologia e Inovação
Na última quarta (16/7), o auditório do CTI Renato Archer recebeu a terceira edição da série Encontros de Tecnologia e Inovação, evento mensal promovido pela Instituição para apresentar as pesquisas desenvolvidas pelos nossos servidores.
Com o tema “Explorando Tecnologias Tridimensionais para a Ciência e a Indústria”, o encontro reuniu três palestrantes da Divisão de Tecnologias para Produção e Saúde (DITPS): Pedro Noritomi, Paulo Henrique Junqueira Amorim e Leonardo Mendes Ribeiro Machado.
Noritomi abriu a sessão conceituando o termo “Indústria 4.0”, nova fase da industrialização que incorpora tecnologias da informação para casar o baixo custo e rapidez da produção em massa com a flexibilidade e as possibilidades de customização do artesanato.
Leonardo Machado enumerou as diversas aplicações da modelagem 3D em áreas como entretenimento, indústria, medicina, veterinária, acessibilidade e extração mineral. O pesquisador chamou atenção especialmente para a produção de próteses e órteses feitas sob medida em materiais biomiméticos com estrutura similar ao osso humano, capazes inclusive de se adaptarem ao crescimento de crianças e adolescentes.
Fechando a rodada de apresentações, Paulo Amorim falou sobre o InVesalius, software livre de imagens médicas desenvolvido pelo CTI. Capaz de gerar imagens tridimensionais de estruturas internas do corpo, o inVesalius vem sendo utilizado em diagnósticos e na produção de próteses, mas suas aplicações vão além da medicina, podendo englobar áreas diversas como paleontologia e ciência forense.
As palestras foram seguidas de um animado debate entre pesquisadores de diversas áreas do CTI. O que se evidenciou é a importância da colaboração com cientistas de diversas áreas, como química, física, engenharia de materiais e Inteligência Artificial, para levar a modelagem 3D ao dia a dia com baixo custo e alta confiabilidade.

