Notícias
Micro e nanoeletrônicos em foco na sétima edição dos Encontros de Tecnologia e Inovação

- Allan Silveira, Vinicius Vono Peruzzi e Wellington Melo no sétimo Encontro de Tecnologia e Inovação.
O auditório do CTI Renato Archer recebeu servidores e público externo para mais uma edição dos Encontros de Tecnologia e Inovação, que aconteceu na última quarta (19/11) – a terceira quarta-feira do mês, como de costume.
Desta vez, o tema foi “P&D em micro e nanoeletrônicos no CTI: obstáculos e oportunidades tecnológicas”. Os três palestrantes – Wellington Melo, Vinicius Vono Peruzzi e Allan Silveira – são servidores da Divisão de Projetos, Análise e Qualificação de Circuitos Eletrônicos (DIPAQ) do CTI.
Como chefe da Divisão, coube a Wellington iniciar o painel. Após uma introdução na qual conceituou os diferentes tipos de componentes eletrônicos, o tecnologista se aprofundou nos circuitos integrados, focando nos diferentes tipos de dispositivo. Oferecendo uma visão a partir de dentro da DIPAQ, a apresentação detalhou acordos de parceria e arranjos institucionais para viabilizar a aquisição e o uso de equipamentos de alto custo.
Em seguida, Vinicius discutiu o paradigma da inovação em leiaute para transistores do tipo MOSFET. Depois de traçar um panorama histórico da evolução desses componentes, o pesquisador explicou como o design pode otimizar o desempenho de um transistor e levar à superação de problemas, como a exposição à radiação e baixas temperaturas encontradas no setor da aviação, por exemplo.
Finalizando a rodada de palestras, Allan Silveira apresentou o “Q” da DIPAQ – uma visão geral da divisão, passando por suas múltiplas linhas de atuação: qualificações (de componentes, dispositivos, sistemas e produtos), prestação de serviços técnicos especializados (contaminação iônica, metalografia, testes de soldabilidade e confiabilidade), pesquisas desenvolvidas e trabalhos publicados. O tecnologista deu especial atenção ao projeto REMATRONIC, que utiliza propriedades de bactérias para recuperar metais preciosos de resíduos eletrônicos.
Depois das apresentações, os três painelistas responderam a perguntas do público. No debate, ficaram evidentes diversas possibilidades de parceria entre divisões, realizando o objetivo dos Encontros de Tecnologia e Inovação: estimular a colaboração entre pesquisadores de diferentes áreas.


