Notícias
CTI Renato Archer participa de audiência da Comissão de Ciência da Câmara dos Deputados

- Juliana Daguano, diretora do CTI Renato Archer (à esquerda), com a Ministra Luciana Santos e representantes do MCTI e da Câmara dos Deputados, em Brasília. (Foto: Luara Baggi/ASCOM MCTI)
A diretora do CTI Renato Archer, Juliana Daguano, esteve presente, na última quarta (5/11), em uma audiência da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara dos Deputados, em Brasília.
O encontro, intitulado “Agenda pela ciência: diálogo com o parlamento pelo avanço científico nacional”, foi convocado pela Ministra de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e contou com a participação de diretores e representantes de diversas unidades de pesquisa vinculadas ao MCTI.
O objetivo da audiência foi apresentar aos membros da comissão as ações do Ministério em prol do fortalecimento da ciência brasileira, e estimular os parlamentares a somar forças por meio do direcionamento de emendas parlamentares para áreas estratégicas de pesquisa e desenvolvimento. Entre as áreas destacadas, foram elencados projetos de tecnologia assistiva e tecnologias para a saúde, searas nas quais o CTI Renato Archer tem uma importante atuação.
"A ação orquestrada pela Ministra Luciana é fundamental para tentar reverter a situação crítica que o MCTI está vivendo nos últimos anos em relação à Lei Orçamentária Anual (LOA)”, avalia a diretora do CTI, que demonstra preocupação com a continuidade da pesquisa científica sob as atuais condições de financiamento. “Tivemos recentemente uma grande vitória no congresso devido ao descontigenciamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). No entanto, a estrutura do MCTI está estrangulada pela LOA; com o nosso atual orçamento, basicamente podemos cumprir com os contratos continuados, sobrando pouca possibilidade de investimento na área finalística”, afirma.
A reunião foi uma oportunidade de interação entre representantes da ciência e parlamentares. O CTI fortaleceu a sua parceria com o deputado Zacharias Calil (União – GO), que, como médico, utiliza há alguns anos biomodelos virtuais e físicos produzidos na instituição para auxiliar no planejamento cirúrgico em casos de alta complexidade, como o procedimento de separação das gêmeas siamesas Yasmin e Eliza, realizado em maio deste ano no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), em Goiânia. O deputado exibiu para a Ministra um modelo fidedigno do esqueleto e do fígado das gêmeas aos 19 dias de idade, feito em polímero por meio de impressão 3D nos laboratórios do CTI.
Calil apresentou Juliana Daguano a Baleia Rossi (MDB – SP), deputado federal pelo estado de São Paulo. A partir dessa introdução, Rossi convidou Daguano para uma reunião em seu gabinete. Em conversa com ambos os deputados, Daguano teve a oportunidade de apresentar as linhas de pesquisa desenvolvidas no CTI Renato Archer. Para a diretora da unidade, estreitar laços com a Câmara é uma forma de garantir a continuidade do desenvolvimento científico no País: "A Ciência voltou, e é imperativo mostrar toda sua potência aos nossos parlamentares, para que eles possam investir nesse benefício à sociedade brasileira, por meio do destino de emendas parlamentares".

