Notícias
CTI Renato Archer mostra seu trabalho na 77ª Reunião Anual da SBPC
O CTI Renato Archer marcou presença na 77a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que aconteceu no Recife entre os dias 13 e 19 de julho. A Unidade ocupou estande na ExpoT&C, exposição montada em pavilhão de 4 mil m2 no campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco. O evento recebeu 40 mil pessoas ao longo da semana, segundo cálculos da organização.
“A SBPC é um momento de interação e de confraternização, e é uma grande oportunidade de mostrar para a sociedade um pouquinho do nosso trabalho e como que a gente consegue aplicar todo esse desenvolvimento no dia a dia”, afirma a diretora do CTI Renato Archer, Juliana Daguano.
Visitantes do estande do CTI Renato Archer puderam conhecer a história da Instituição, contada em painel ilustrado com imagens das principais pesquisas desenvolvidas desde a sua fundação, em 1982.
Também foram exibidas peças produzidas no Laboratório Aberto de Impressão 3D (LAprint), com destaque para novos materiais para produção industrial e exemplos de aplicações médicas das tecnologias de modelagem e visualização em três dimensões, como próteses cranianas e o biomodelo realizado para auxiliar na cirurgia de separação de gêmeas siamesas.
Representando a Divisão de Sistemas Ciberfísicos, o robozinho inteligente NAO conquistou o público com a sua capacidade de interação em tempo real, resultado da integração do androide a uma rede neural via software desenvolvido no CTI Renato Archer. Visitantes lotaram diariamente a frente do estande para conversar com o robô e para ver ele dançar a Macarena.
“O pessoal do Recife foi muito acolhedor; eles são muito interessados nos projetos, vão além da parte da exposição”, constata o servidor Marcos Cruz. “É bem gratificante esse retorno; esse tipo de evento é um meio de divulgação para além da comunidade acadêmica e da indústria.”
O servidor Fábio Loyolla destaca as trocas que ocorrem entre as diversas unidades de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI): “interagimos com as outras unidade visando benefícios comuns dentro de projetos que às vezes parecem ser distintos. Essa cooperação entre instituições traz muito mais ganho, e esse ganho é para o nosso usuário final, que é a sociedade brasileira.”
A 77a Reunião Anual da SBPC, que celebrou os 40 anos do MCTI, foi encerrada com altas expectativas para a próxima edição, que acontecerá em 2026 na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói (RJ).



