Notícias
CTI Renato Archer firma parceria com instituto da Malásia para desenvolvimento de semicondutores
O CTI Renato Archer assinou no último sábado (25/10) um Memorando de Entendimento (MoU) com o Centro Malásio de Pesquisa e Desenvolvimento Aplicado (Mimos Berhad), visando a colaboração bilateral no setor de semicondutores. O acordo foi firmado em cerimônia em Kuala Lumpur durante a visita oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Malásia, durante a 47ª Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean).
Assinado por Juliana Daguano, diretora do CTI Renato Archer, e por Nurezmy A. Majid, líder do Conselho Administrativo do Mimos, o MoU prevê ações de cooperação focadas em capacitação em semicondutores, serviços compartilhados, execução de projetos conjuntos de Pesquisa e Desenvolvimento, facilitação da troca de conhecimentos técnicos, desenvolvimento de tecnologias habilitadoras e participação conjunta em programas internacionais e em oportunidades de financiamento.
Subordinado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação da Malásia (MOSTI), o Mimos é uma agência estatal dedicada à pesquisa e desenvolvimento na área de semicondutores, microeletrônica, sistemas embarcados, filmes finos e tecnologias da informação e comunicação.
A Ministra de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, que acompanhou o presidente Lula na visita a Kuala Lumpur, oficializou ainda outros atos prevendo a cooperação entre o Brasil e a Malásia na área de ciência e tecnologia. Entre eles, destacam-se o Programa CI Inovador – voltado à capacitação de engenheiros brasileiros na área de chips e microeletrônica – e memorandos envolvendo instituições malaias e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec) e as iniciativas privadas Instituto Eldorado e Instituto Von Braun.