Notícias
CTI leva a diversidade dos oceanos à 22a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

- A diretora do CTI Renato Archer, Juliana Daguano (centro) com os servidores Marcelo Oliveira, Emílio Marins, Fábio Loyolla, Michele Odnicki e Clarissa Loureiro no estande do CTI Renato Archer na 22a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
Peixes marinhos impressos em 3D foram a atração principal do estande do CTI Renato Archer na 22a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), evento que levou mais de 100 mil visitantes à Esplanada dos Ministérios, em Brasília, entre os dias 20 e 26 de outubro. O público pôde interagir com os bichinhos, fazendo-os passar na frente de uma câmera; utilizando visão computacional, uma inteligência artificial era capaz de reconhecer a forma dos animais, exibindo em um monitor uma ficha com dados sobre a espécie identificada.
A atividade foi uma forma criativa de mostrar as pesquisas do CTI nas áreas de IA e manufatura aditiva, fazendo referência ao tema da feira de ciências organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), cujo mote este ano foi “Planeta água: Cultura Oceânica para Enfrentar as Mudanças Climáticas no Meu Território".
Também foram exibidos no estande diversos objetos fabricados por impressão 3D em diferentes materiais, como polímeros e titânio: teve cápsula para um experimento levado ao espaço, um biomodelo usado para procedimentos cirúrgicos complexos, corpos de prova simulando a estrutura de rochas marinhas, uma prótese craniana expansível e até um bico de titânio feito para uma arara resgatada.
O público ainda pôde ver estruturas em escala nanométrica feitas por impressão 2 fótons e um tecido bordado com fios condutores que funciona como um teclado musical, além miniexposições sobre o projeto REMATRONIC de recuperação de metais a partir de resíduos eletrônicos e sobre o parque tecnológico CTI-Tec.
Os visitantes foram recebidos por um equipe composta por servidores de diferentes divisões do CTI Renato Archer. A diretora da instituição, Juliana Daguano, também esteve presente no evento.
Mas a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia não se resume aos seis dias de atrações na capital nacional. O evento também acontece nas próprias unidades de pesquisa do MCTI, que abrem suas portas ao público como parte da agenda da SNCT.
No final de outubro e ao longo do mês de novembro, O CTI Renato Archer recebeu várias visitas escolares e universitárias. No dia 31 de outubro, uma turma de ciência da computação do campus São José do Rio Preto da Universidade Estadual Paulista conheceu as nossas instalações. Em 7 de novembro, esteve aqui uma turma de alunos do curso técnico de Desenvolvimento de Sistemas da Escola Estadual José Maria Matosinho, em Campinas. No dia 13, a Casa Hacker Campinas, que oferece formação em arte e tecnologia para jovens da periferia, veio conhecer nossas pesquisas e laboratórios. E, no dia 19, foi a vez dos alunos do segundo e terceiro anos de Informática da Escola Estadual Ary Pimenta Bugelli, que viajaram de Itaú de Minas até aqui para aprender sobre a instituição.
Divisão de Relações Institucionais
Contato: dirin@cti.gov.br

